Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Doenças que afetam a saúde e o bem-estar dos brasileiros

saúde-doença

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos. No entanto, para que a maioria das pessoas possa viver bem e atingir ou ultrapassar a expectativa de vida, é necessário que cuide bem de sua saúde.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar as quatro principais doenças que afetam a saúde e bem-estar dos brasileiros. Aumentando seus conhecimentos nesse sentido, você pode se cuidar bem e melhor. Veja!

1. Câncer (em seus variados tipos)

O câncer é uma das doenças mais conhecidas, devido a sua gravidade e causa de óbito na maioria dos pacientes diagnosticados.

É uma patologia agressiva, uma vez que promove o crescimento desordenado de células anormais. Essas células se espalham rapidamente e podem invadir outras partes importantes do corpo, formando tumores malignos.

No entanto, isso não é motivo para entrar em desespero. Quando detectado precocemente, esse problema de saúde pode ser tratado, garantindo assim que o paciente recupere seu bem-estar e saúde.

Por isso, é de fundamental importância que faça um check-up em sua saúde de forma periódica. O ideal é que realize isso anualmente com um médico que seja de sua confiança.

2. Diabetes

A diabetes é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, e se apresenta em dois tipos específicos, a saber:

• Diabetes tipo 1

Nesse caso, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente, fazendo com que o açúcar no sangue fique muito alto.

• Diabetes tipo 2

Já neste caso, está relacionada à forma como o corpo processa o açúcar no sangue.

Em qualquer dos casos, vale dizer, essa condição pode causar outros problemas de saúde, afetando assim a qualidade de vida do paciente.

A melhor forma de prevenir a diabetes é se consultando regularmente com um médico especialista. Esse profissional poderá recomendar a adoção de hábitos com o objetivo de preservar sua saúde e bem-estar.

3. Hipertensão

A hipertensão, ou pressão alta como é comumente conhecida, é uma doença que contrai os vasos sanguíneos, o que força o coração a trabalhar mais.

Normalmente, os sintomas só aparecem quando a doença prejudica o corpo, como dor de cabeça, tontura e desconforto. A pressão alta também pode causar outros problemas de saúde, afetando assim a qualidade de vida. Algumas das mais comuns são ataque cardíaco, derrame e colesterol alto.

4. Osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, assim como a que destacamos anteriormente. Seus sintomas podem aparecer apenas quando a doença já está em um nível elevado.

Esse problema de saúde é responsável por enfraquecer os ossos, uma vez que reduz a quantidade de cálcio, o que pode gerar lesões frequentes. Com isso, o paciente passa a não poder realizar atividades básicas em seu dia a dia, como caminhar ou correr, por exemplo.

Essas são algumas das principais doenças que afetam a saúde e bem-estar dos brasileiros. No entanto, elas podem ser prevenidas, desde que adote hábitos saudáveis em seu dia a dia.

Leia outros conteúdos como este acompanhando as publicações em nosso blog. Que tal?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!