Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba o que é andamento musical

andamento-musical-bpm

Você gosta de músicas mais lentas ou mais agitadas? Sabia que isso diz muito de uma música e talvez você nem saiba? É que o andamento musical, que parece ser difícil em primeiro momento, nada mais é do que a velocidade com que uma música é executada.

É o andamento musical que vai determinar se uma música pode ser considerada lenta, média ou rápida. Esse andamento, como o nome já diz, pode ser comparado a passos. Uma música lenta seria como uma caminhada, já uma música rápida seria como uma corrida, onde cada passo sucede o outro com maior velocidade.

Em termos técnicos

Falando em termos técnicos, o andamento vai ser medido em batidas por minuto, ou Bpm. Como dissemos, existem três tipos de andamento, o lento, que vai até aproximadamente 63 BPM, o médio, que vai até 120 BPM, e o rápido, até 208 BPM.

As nomenclaturas que acompanham cada média de BPM são derivadas do italiano e vão do Larghissimo, com até 19 BPM, sendo extremamente lento, até o Prestissimo, com 200 BPM ou mais, sendo muito rápido e a toda velocidade.

Esse elemento é representado textualmente, ou simbolicamente já no início das partituras e vai orientar o modo de reprodução daquela melodia.

Como o andamento musical pode ser medido?

Durante a composição de uma melodia, os compositores podem ter a ajuda de um metrônomo. Esse aparelho ajuda a manter o padrão das batidas durante a música. Em seus primórdios, esse aparelho era utilizado na relojoaria, e era feito de madeira. Hoje existem metrônomos mais modernos e eletrônicos.

Uma curiosidade é que Beethoven foi o primeiro compositor a usar um metrônomo para indicar o andamento de suas melodias. Ele procurava algo que pudesse manter a pulsação da melodia de suas obras condizentes com o que ele planejava, então pediu a um relojoeiro que lhe ajudasse nessa empreitada.

Uma de suas composições mais conhecidas, a Sinfonia nº 5 em Dó menor Op. 67, dita Sinfonia do Destino, possui movimentos em Allegro, por exemplo.

Andamento musical pelo mundo

No Brasil, existe um estilo de funk, ritmo musical bastante popular, que representa bem o que é o andamento musical, já reconhecido como Funk 150 BPM. Esse estilo foi popularizado e hoje está presente em diversas canções do gênero.

Na industrial musical pop norte americana o cenário não é tão diferente, por lá os 120 BPM são bastante utilizados. Músicas como Don’t Stop ‘Til You Get Enough, de Michael Jackson, Music, de Madonna, e I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me), de Whitney Houston são exemplos de canções em 120 BPM.

E então, você já conhecia essas nomenclaturas? Se você ainda tiver curiosidade, aqui vai uma lista de outras músicas para você conhecer mais sobre os BPM.
50 BPM
Satellite Of Love – U2
Jealousy – Pet Shop Boys
90 BPM
Cen días – The Homens
Wordplay – Jason Mraz
190 BPM
Act Naturally – The Beatles

Conta aqui pra gente qual dessas músicas você mais gostou. E se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar nosso blog para conferir mais.

Entenda o que é harmonia, melodia e ritmo


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!