Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Afinal, é preciso ter talento para aprender música?

dedicacao-talento-aprender-habilidade-sucesso-musica

Muitas pessoas se perguntam se é necessário ter talento para aprender música. Se essa é a sua dúvida, a resposta é clara e objetiva: não! Obviamente, o talento é um quesito facilitador para o desenvolvimento da habilidade musical.

No entanto, ele não é a única possibilidade de sucesso. Afinal, todos os indivíduos têm a capacidade de compreender a música, bem como qualquer outro tipo de arte. Para isso é necessário apenas empenhar um alto nível de dedicação.

Aprender música: talento x dedicação

Sem dúvidas, para aprender música, o talento pode ser um elemento indispensável, até porque as habilidades tendem a acelerar o processo de aprendizagem.

Naturalmente, é comum que as pessoas que não apresentem a tão chamada afinidade com a música, demorem um pouco mais para desenvolver uma compreensão musical.

Considere que, na maioria das vezes, quando demonstramos afinidade com determinados conteúdos, automaticamente, o processo de aprendizagem se torna mais fácil e, até mesmo, mais prazeroso.

No entanto, é possível mencionar que o talento não é o quesito mais importante nesse mecanismo. Afinal, de que adiantaria uma pessoa apresentar altas habilidades sem, de fato, demonstrar dedicação? É justamente nesse momento que a dedicação se torna o elemento mais importante, seja na música, seja em qualquer outra disciplina. Para sintetizar melhor a explicação podemos, por exemplo, comparar a música ao futebol.

Sendo assim, pense nesse momento no seu jogador preferido. Certamente ele é muito habilidoso. No entanto, a habilidade não é a chave do sucesso. Afinal, mesmo que ele apresente um talento diferenciado, é necessário que ocorram treinos intensos para que ele demonstre uma boa performance durante as competições. Possivelmente, esses treinos demandam várias horas de dedicação, diariamente.

Diante disso, é possível mencionar que o talento não seria sinônimo de sucesso se, junto a ele, não houvesse o requisito dedicação. Aliás, até mesmo as pessoas mais talentosas devem ser estimuladas a treinar as suas habilidades.

Do contrário, elas não terão a capacidade de se tornar especialistas no assunto em questão. Imagine, por exemplo, que um jogador menos talentoso também pode obter um grande sucesso mediante aos treinos intensos. Afinal, ele conseguirá estimular a sua fisiologia e capacidade de raciocínio lógico, demonstrando um bom desempenho em campo.

A dedicação é a chave do sucesso

Sem dúvidas, a dedicação é a chave do sucesso para as pessoas que se mostram determinadas a aprender música. Afinal, em muitas situações, os alunos que obtêm maior destaque são justamente os que mais se dedicam ao processo de aprendizagem. Esse procedimento requer uma grande disciplina, bem como um contato diário com a música. O objetivo consiste justamente em treinar frequentemente o conhecimento musical adquirido, estimulando, assim, o processo de aprendizagem.

No final das contas o aspecto mais importante consiste na vontade de aprender música, independentemente do nível de talento apresentado. Afinal, a dedicação é, por si só, um estímulo ao desenvolvimento de uma nova habilidade e, quem sabe, uma nova profissão. Então, acredite sempre nos seus sonhos e permita que a música faça a parte da sua vida!

Viu como é possível aprender música? Se você gostou do nosso post, aproveite para acessar o nosso blog e adquirir novos conhecimentos.

EVOLUIR COMO MÚSICO


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!