Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A história de superação de Andrea Bocelli

andrea-bocelli-tenor-canto-musica

Um dos grandes nomes da sua geração e aclamado como uma das maiores vozes do seu tempo, Andrea Bocelli conseguiu popularizar a música clássica e a ópera graças ao seu talento diferenciado.

Considerado um artista completo, o tenor, compositor e produtor musical italiano é reconhecido mundialmente por sua capacidade vocal única e por sua história de superação inspiradora.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória de vida de Andrea Bocelli.

Infância

Andrea Bocelli nasceu no dia 22 de setembro de 1958, na cidade de Lajatico, na Itália.

Filho de Alessandro e Edi Bocelli, o pequeno Andrea passou os seus primeiros anos de vida na fazenda da família, distante por volta de 40 km da cidade de Pisa.

Já desde o nascimento, o garoto apresentava sinais evidentes de perda de visão. Após alguns estudos clínicos, Andrea recebeu o diagnóstico de glaucoma.

Mesmo os problemas de visão não impediram ele de se familiarizar com instrumentos musicais. Aos seis anos de idade, iniciou aulas de piano e depois foi ensinado a tocar flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria.

Durante a sua infância, Andrea tocava órgão na igreja localizada próxima a onde morava, que costumava frequentar aos domingos com a sua avó.

Aos doze anos, um fato dramático aconteceu na vida do ainda jovem Andrea. Enquanto jogava futebol, um golpe na cabeça o fez perder definitivamente a visão.

Com a mesma idade, Bocelli alcançou a sua primeira vitória em uma competição musical, ao conquistar o prêmio Margherita d’Oro, com a canção “O Sole Mio”.

Música em tempo integral

Andrea Bocelli sempre foi apaixonado por música, muito por influência de sua mãe, Edi, que dizia ser a música a única coisa capaz de consolá-lo após a perda da visão.

E durante muito tempo, até ele terminar os seus estudos, a música foi a sua única prioridade.

Andrea ingressou na Universidade de Pisa para estudar Direito, onde se graduou no final da década de 1970. Ao mesmo tempo em que estudava, fazia aulas de canto.

Recém-formado, chegou a atuar como defensor público e advogado até se dedicar integralmente à carreira musical.

Em nenhum momento Bocelli interrompeu o seu treinamento vocal, atendendo “master classes” com o renomado tenor Franco Carelli, que iria impulsioná-lo na sua trajetória.

Projeção musical

O início da carreira musical de Andrea Bocelli foi tímido, com pequenas apresentações em bares e casas noturnas, em que cantava ao piano.

Somente em 1992 a sua carreira teve um ponto de virada. Foi quando o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari inicia uma série de audições para encontrar um tenor que divida com ele os vocais na canção “Miserere”. Andrea Bocelli foi um dos nomes testados e a sua gravação encantou o tenor Luciano Pavarotti, que implorou para que Zucchero escolhesse o aspirante a tenor para a parceria.

No final das contas, o próprio Pavarotti gravou a música com Zucchero, mas Bocelli acompanhou Fornaciari em sua turnê pela Europa. Durante a turnê, Bocelli cantou em dueto com o artista principal e ainda se apresentou sozinho em todos os shows.

Dois anos depois, em 1994, Andrea Bocelli começa a se consolidar na cena musical internacional ao vencer o tradicional Festival de San Remo, interpretando a canção “Il mare calmo della sera”, que o levou a conquistar ainda o seu primeiro disco de ouro da carreira.

Ainda em 1994, Bocelli estreia na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, canta no concerto beneficente de Luciano Pavarotti em Modena e se apresenta para o Papa João Paulo II no Natal.

Consagração

A consagração da carreira de Andrea Bocelli em todo o mundo se consolida nos anos seguintes, quando vence novamente, em 1995, o Festival de San Remo, com a icônica canção “Con te partirò”, e se apresenta, em 1996, com a soprano inglesa Sarah Brightman em uma versão em dueto de “Con te partirò”, intitulada “Time To Say Goodbye”.

A apresentação, de alcance internacional, proporciona ainda mais visibilidade à Bocelli, fazendo com que a música ocupe as paradas de sucesso e alcance recorde de vendas.

Lançando álbuns de sucesso e se apresentando em diversos países, Bocelli consegue entrar no tão conceituado mercado americano com um concerto no “John F. Kennedy Center for the Performing Arts” em Washington D.C e uma recepção na Casa Branca.

Como reconhecimento por sua obra e trajetória, Bocelli gravou diversos duetos de sucesso, com nomes como Céline Dion, Eros Ramazzotti, Luciano Pavarotti, Sandy, dentre outros artistas de renome.

Andrea Bocelli é vencedor ainda de cinco BRIT Awards e três Grammys.

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!