Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Instrumentos mais fáceis para se aprender a tocar

aprender-tocar-instrumento

Muita gente tem vontade de entrar no mundo da música e aprender a tocar um instrumento musical, mas não sabe qual seria a melhor opção para iniciantes. Outros já tocam algum instrumento, mas queriam expandir seus conhecimentos e testar algo novo. Nesses casos, é comum as pessoas buscarem instrumentos conhecidos por serem mais fáceis de aprender.

No momento da escolha é preciso levar em conta que o grau de dificuldade também depende de outros fatores, como a aptidão de cada um – algumas pessoas têm mais facilidade para tocar instrumentos de corda, por exemplo, e sofrem ao tentar aprender percussão. Portanto, é importante observar não apenas o gosto, mas a habilidade de cada um. Se possível, ter um contato inicial com vários instrumentos antes de fazer sua decisão final.

Outra questão válida de se lembrar é que alguns instrumentos são muito simples de aprender no nível básico, mas conforme o aluno vai se aprofundando, a complexidade aumenta.

Com tantos aspectos para se levar em conta antes de começar a aprender um instrumento musical, confira uma lista dos que são considerados mais fáceis de aprender a tocar para te auxiliar a decidir qual deles você quer dominar!

1. Chocalho

De modo geral, podemos dizer que os instrumentos de percussão são mais simples de aprender. Para tocar o chocalho não tem muito segredo, e por isso mesmo é bastante usado para trabalhar com crianças, basta mexer o instrumento no ritmo da música e pronto.

2. Baixo

Quando pensamos em aprender um instrumento de cordas, logo nos vem à cabeça o violão. Nesse grupo de instrumentos muitos músicos consideram o baixo como mais fácil para iniciantes e com resultados básicos que aparecem rapidamente, tendo sua complexidade aumentada conforme o estudante avança na sua educação musical.

3. Triângulo

Outro instrumento de percussão, muito usado em músicas de forró. É preciso aprender como e quando abafar o som e pegar as batidas da música, mas não tem um grande grau de complexidade.

3. Bateria

Uma das escolhas preferidas dos fãs de rock, a bateria é bastante intuitiva e é um daqueles instrumentos que são famosos pela facilidade para aprender a tocar, mas que pode ter seu nível de dificuldade muito aumentado para quem quer dominar verdadeiramente o instrumento.

4. Gaita

Instrumentos de sopro em geral são considerados difíceis de aprender a tocar, mas a gaita é bastante simples para iniciantes e aparece em inúmeras músicas populares. Como em pouco tempo você começa a ver resultados, isso motiva o aluno a continuar na sua educação musical.

5. Bongô

O som do bongô varia conforme os tipos de batida que você dá no instrumento (nas bordas ou no centro e com as diferentes partes das mãos), mas o mecanismo de tocar é simples e você consegue pegar a ideia inicial rápido.

6. Flauta doce

Esse é o instrumento de sopro mais utilizado por iniciantes exatamente pela facilidade de se dominar o básico. Além disso, ao contrário de outros instrumentos do mesmo grupo, não há muitos segredos na embocadura.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Gaita, acordeon e sanfona: qual a diferença?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!