Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

aprender-tocar-instrumento

Os instrumentos musicais dão vida às músicas e imprimem em cada uma delas um som único e memorável. Muitas vezes em uns poucos acordes de um instrumento reconhecemos aquela canção que nos marcou.

Quem gosta de saber mais sobre música ou está começando a sua educação musical muitas vezes se pergunta qual instrumento é mais difícil de tocar. A verdade é que todo instrumento tem diferentes graus de dificuldade e quanto mais você se aprofunda no seu estudo, maior é complexidade.

Alguns instrumentos musicais são conhecidos por serem mais difíceis de aprender a tocar, seja pelas técnicas utilizadas, pelo esforço físico exigido ou pela complexidade do próprio instrumento. Porém, com muito estudo e persistência é completamente possível aprender e dominar esses instrumentos.

Veja a seguir uma lista com alguns dos instrumentos que tem o aprendizado considerado mais difícil para iniciantes:

1. Violino

Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. Para começar, a postura é muito importante para a saúde do músico e para que ele possa tocar corretamente. Além disso, não há marcações no braço do instrumento para guiar a posição dos dedos que fazem as notas. O posicionamento e a pressão do arco sobre as cordas também são essenciais, e quando feitos de forma errada, estragam completamente a música.

2. Harpa

Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. Outros fatores que complicam a vida de quem quer aprender harpa são as técnicas de dedo e as variadas posições das mãos. Há ainda a necessidade de aprender a dominar os pedais, que servem para deixar as notas mais vivas ou planas.

3. Oboé

Esse instrumento de sopro tem o mesmo alcance de um soprano e exige que o aprendiz desenvolva controle sobre a embocadura. Outro aspecto determinante é a capacidade de sustentar a respiração enquanto se toca, ao mesmo tempo em que se trabalha o dedilhado para garantir uma melodia rica e agradável.

4. Piano

O piano é belíssimo, mas quem está começando sua educação musical com esse instrumento vai ter que superar alguns desafios. Para começar, é preciso ter muita destreza com as mãos, que devem se movimentar de forma independente, muito veloz e ao mesmo tempo. Tudo isso enquanto se lê duas partituras (uma para cada uma das mãos).

5. Acordeão

Conhecido também como sanfona ou gaita, só de olhar para esse instrumento já temos a sensação de que ele é mais complicado para aprender a tocar. Com teclas, botões e um fole, o acordeão exige muito treino e concentração para ser aprendido.

6. Bateria

Esse é um instrumento que pode enganar. À primeira vista, aprender a tocar bateria é considerado fácil. Entretanto, isso só é verdadeiro para o básico. Quem quer aprender com o objetivo de se aprimorar e aprofundar no instrumento até dominá-lo vai ter que se dedicar bastante para sincronizar pés e mãos em batidas diferentes, controlando o pulso, os tons e as batidas.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Qual o papel da percussão na orquestra?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!