Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Arte contemporânea

arte-contemporanea

A importância da arte contemporânea para os dias atuais

A arte contemporânea é aquela que surgiu no período pós-moderno, trazendo uma nova visão sobre a arte. É chamada também de arte do pós-guerra, por vir depois da Segunda Guerra Mundial.

A ideia da contemporaneidade está ligada ao uso de elementos mais tecnológicos e inovadores na produção de peças. E assim como ocorre nos movimentos ligados à cultura, a arte passou a refletir essa sensação de recomeço após a guerra, imprimindo a transformação social da época.

A importância da arte contemporânea nos dias atuais

A arte contemporânea carrega consigo diversas possibilidades, essa maneira mais atual de pensar a arte abre espaços para todos os estilos e perspectivas. Isso pode ser de grande importância, principalmente nos dias atuais, em que há incerteza e dificuldades para muitas pessoas.

Diferente de movimentos anteriores, nos quais a arte ficava restrita a um grupo seleto de pessoas, a contemporânea abre espaços para ousadia e liberdade dos artistas. Além disso, hoje temos veículos que não têm limites para o alcance da arte.

As características da arte contemporânea

Para entendermos melhor o impacto dessa visão da arte, é importante compararmos suas características:

• Considera movimentos urbanos, como o grafite;
• Não conta com suportes tradicionais de arte;
• As artes são efêmeras;
• Uso de tecnologia;
• Ferramentas e materiais inovadores;
• Obras que refletem o dia a dia;
• Mistura de estilos;
• Próxima da cultura pop;
• Questionamento à própria arte;
• Obras que interagem com o espectador.

Por isso, diferentes artistas e até pessoas não ligadas a esse universo podem produzir essas peças. Não há restrição para quem deseja fazer arte hoje.

Há ainda imensa aceitação por conta de a arte ser incrivelmente benéfica para a saúde mental das pessoas. Isso ocorre por ser uma fonte de terapia e para crítica social.

Os principais movimentos da arte contemporânea

Aqui no Brasil tivemos destaque para alguns movimentos, tais como:

• Arte conceitual;
• Pop art;
• Fotografia;
• Arte urbana;
• Arte digital;
• Body art.

Esses e outros movimentos deram origem a uma onda de obras que trazem o reflexo do dia a dia das pessoas, da sua cultura e claro, críticas sociais.

E apesar de termos maiores canais para mostramos nossas opiniões, a arte sem dúvidas tem o maior poder de alcance. Prova disso são obras de artistas independentes que viralizam nas redes sociais.

Pensando nisso, a arte não é apenas importante para divulgar o trabalho do artista, ela envolve as pessoas em prol de um objetivo em comum. Além de produzir impacto em diversas esferas da nossa sociedade.

Assim, a importância da arte contemporânea alcança todas essas questões. Pode ser sobre a libertação desse artista, uma maneira de canalizar sua energia, além de trazer críticas aos nossos problemas enquanto sociedade.

Daí a relevância de apresentar a arte desde crianças, para que no futuro sejam adultos com poder de questionar e analisar aquilo ao seu redor. Tudo isso pode vir por meio do consumo de arte, seja música, dança, literatura, enfim, toda manifestação é bem-vinda.

E, se você deseja colaborar com nosso trabalho, para que a arte entre em contato com mais crianças e jovens, é só entrar em nosso site e ser um parceiro!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!