Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a arte interfere nas relações interpessoais?

sabra-música-arte-pessoas-culturas-relacionamento-trabalhar

O relacionamento interpessoal está presente em nossas vidas a todo momento. Isso porque diariamente nos relacionamos com pessoas diferentes e convivemos com distintos tipos de ser humano. Saber se relacionar e conviver é muito importante. A arte é um bom caminho para aprendermos a lidar com o outro, pois com ela conhecemos bastante gente e aprendemos a trabalhar em conjunto. Inclusive, orquestra sinfônica e o coral são belos exemplos de trabalho em grupo.
As relações interpessoais se dão por meio da interação de mais de uma pessoa. O relacionamento com a família, amigos, amoroso, no trabalho, na igreja, no esporte, na arte, nas horas de lazer entre outros, são exemplos de relações interpessoais. Eles acontecem dentro de algum contexto e podem durar para vida toda ou não.

Importância da arte

A arte é uma maneira que o indivíduo tem para se expressar suas emoções, seus sentimentos, seus pensamentos, sua história com o mundo. Ela poder ser transmitida de várias formas distintas como, por exemplo, pela música, dança, poema, poesia, pintura, desenho, entre muitas outras opções.
Além disso, ela dá a oportunidade de as pessoas enxergarem todas as possibilidades de uma forma bem mais ampla e é uma forma muito importante de comunicação entre diferentes culturas, povos e países. É fundamental conhecermos a arte dos nossos ancestrais e do lugar onde a gente vive, pois com ela podemos ter uma noção da nossa história e, consequentemente, de quem somos verdadeiramente. Manter laço e elo com o passado é de extrema importância em uma sociedade que cada vez mais se distancia da sua própria história.
A arte possibilita a qualquer ser humano a possibilidade de viver novas experiências, de enxergar o mundo de uma maneira diferente, de aumentar o senso crítico e aguçar a observação. Esses elementos são fundamentais na construção do caráter de ser humano.

Benefícios da arte

São inúmeros os benefícios que arte traz para a vida de uma pessoa. Algumas dessas vantagens são: ajudar a melhorar o processo de aprendizagem, desenvolver a autoconfiança nos indivíduos e criar relacionamentos interpessoais consistentes, saudáveis, equilibrados e duradouros.
Existe uma grande diversidade de cultura no Brasil e isso é um fator que facilita um indivíduo a encontrar aquilo que ele mais gosta. A palavra certa é aceitação, pois ao achar aquilo que a faz sentir bem, ela automaticamente vai fazer parte de um grupo e se sentirá aceita. Isso é algo bastante importante no desenvolvimento de qualquer pessoa. Todos nós precisamos nos sentir pertencentes a algum grupo ou tribo.
Ademais, a arte de maneira geral contribui para que os indivíduos aprendam a trabalhar em equipe. Esse fator pode muito bem ser observado no caso do coral. Isso porque o importante nesse caso é a voz que sai do conjunto e não a de nenhuma pessoa específica. Ninguém tem que ser o “protagonista” ou destacar mais que o outro, o que conta aqui é a unidade. Esse exemplo também pode ser facilmente observado na orquestra sinfônica, pois o que mais impacta é o resultado do todo.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Cultura e vida social

Texto por: RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!