Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Bebê – falar ou cantar?

bebe-falar-cantar

Você sabia que é melhor cantar do que falar com um bebê?

Muitas mamães gostam de conversar com o bebê dentro da barriga. Porém, uma das melhores coisas a se fazer é cantar para ele. Cantar, aliás, é ainda melhor do que falar com um bebê. Veja porquê é muito importante ter contato com música durante a gestação.

O que o bebê escuta dentro da barriga?

A partir das 12 semanas o sistema auditivo do feto começa a se desenvolver de forma mais primitiva. Só pelas 16 semanas é que o bebê começa a escutar alguns tipos de som. Os sons chegam até ele de forma bastante abafada.

Com o passar da gravidez, lá pelas 22 semanas, ele começa a reconhecer a voz da mãe. Ele também ouve essa voz de forma abafada, assim como outros barulhos do estômago e do coração materno.

Além de ouvir a voz da mãe o bebê começa também a escutar as vozes de outras pessoas próximas. Por isso, é fundamental que os pais conversem com o bebê e principalmente cantem para ele. Afinal, por que cantar é melhor do que simplesmente falar?

Por que a música ajuda tanto a mãe quanto o bebê?

Existem vários motivos pelos quais é bom cantar para um bebê. O primeiro é que isso fortalece o vínculo entre mãe e filho e entre pai e filho. Como o bebê ouve bastante a voz da mãe isso faz com que ele tenha familiaridade com ela quando nasce. A voz materna acalma o bebê desde que ele vem ao mundo.

Se o pai também tem o hábito de cantar para o bebê ele também reconhecerá a sua voz após o nascimento. Tudo isso é fundamental para que haja uma relação saudável entre os pais e o filho logo no início.

Quando canta para o bebê a mãe pode perceber algumas interações dele mesmo dentro da barriga. Há relatos de mães que percebem que o bebê se acalma quando escuta determinadas músicas. Ou seja, bebês mais agitados que se mexem muito podem diminuir o ritmo ao escutar uma canção.

Outro benefício é que a cantoria pode fazer com que o bebê se sinta mais calmo em momentos de choro. Isso acontece quando a mãe lança mão das músicas que costumava cantar para ele quando estava na barriga. O bebê lembra do que ouvia quando estava no aconchego e proteção do útero. Por isso, ele tende a parar de chorar e ficar mais tranquilo. Isso pode ser muito útil em momentos mais delicados como durante uma cólica ou amamentação.

Música e bom desenvolvimento dos bebês

Além do vínculo afetivo, a música estimula o bom desenvolvimento do bebê. Um estudo realizado pelo Instituto Marques em Barcelona mostrou que os bebês interagiam quando escutavam a música do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Nas imagens gravadas por ultrassom os bebês mexiam a boca como se estivessem prestes a cantar.

Isso mostra o quanto à música ajuda no seu desenvolvimento desde a barriga. São estímulos importantes que farão a diferença no amadurecimento cerebral do pequeno.

Vale mencionar que não existe música ideal para cantar. O importante é que a mãe goste da música para que ela libere os hormônios necessários que trarão bem-estar ao bebê. Porém, as músicas mais tranquilas tendem a ser mais apreciadas pelo feto.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!