Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Valores para crianças

valores-para-criancas

Valores que devemos ensinar as nossas crianças nos dias atuais

Todo ser humano lida com várias situações ao longo da vida, e começamos a entender o mundo na infância. Nesse sentido, as famílias se tornam protagonistas e transmitem os valores que devemos ensinar as crianças.

É importante lembrar que, desde pequenos, aprendemos com a repetição e o tempo, de forma muito particular. Além disso, os pais são observados pelos filhos e acabam mostrando em ações e palavras, suas crenças e princípios.

1. Amor é o primeiro dos valores que devemos ensinar as crianças

A base fundamental para o desenvolvimento equilibrado e saudável de uma criança está certamente em uma criação com amor. Essa palavra, tão forte e ao mesmo tempo tão subjetiva, pode ser expressa melhor em ações práticas.

Lembre-se de elogiar seu filho e incentivar suas atitudes positivas. Alguém que é amado consegue amar a si mesmo e, por esse motivo, tem autoestima. Diante disso, a criança consegue ser confiável e confiar em outros.

2. Ensine seu filho a ser honesto

No mundo em que vivemos, pessoas transparentes e claras em suas ações, falas e objetivos, tendem a cultivar relacionamentos duradouros. Sem dúvida, somos cercados desde a infância por coisas que não são o que aparentam ser.

Por esse motivo, é preciso entender que um dos valores que devemos ensinar as crianças é a honestidade. Também é importante saber o momento adequado para nos manifestar e expressar nossos sentimentos.

Ajude a criança a entender que falar a verdade e assumir os próprios erros é algo fundamental. Uma vez que as mentiras podem, com frequência, gerar situações de desconforto e instabilidade, seja paciente e aposte no diálogo.

3. Saiba que a empatia é um dos principais valores que devemos ensinar as crianças

Você já ouviu falar em empatia? Quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, compreendendo suas dores e limitações, conseguimos ser empáticos. Além disso, é algo que vemos pouco nos dias de hoje em nossa sociedade.

Mostre ao seu filho diferentes culturas, línguas e tipos de trabalhos existentes ao redor do globo. Quanto mais contato com o mundo, mais tolerância é desenvolvida pela criança, que aprende assim a lidar com as diferenças.

4. Crie alguém que seja responsável

Nós adultos, sabemos que todas as decisões que tomamos geram consequências. Por outro lado, em muitas situações, escolher o caminho mais fácil pode parecer mais confortável, em meio a tantos desafios.

Como pai ou mãe, é importante estabelecer quais são as regras e as comunicar de forma clara à criança. Por isso, fazer o dever de casa, ajudar com as tarefas domésticas e cumprir compromissos são questões importantes.

Observe com atenção as dificuldades do seu filho, para que possa ampará-lo em momentos de insegurança. Assim, você o ensinará a ser responsável consigo e com os outros, um dos valores que devemos ensinar as crianças.

5. Agir com bondade é um dos notáveis valores que devemos ensinar as crianças

Uma criança que consegue entender e agir com bondade se tornará um adulto de caráter e integridade. Para que isso aconteça, a família deve cultivar laços afetivos fortes e estabelecer vínculos com a comunidade que a cerca.

Aliado a empatia e ao amor próprio, a criança poderá sentir na pele a bondade daqueles que convivem com ela. A partir daí, seu filho começará a agir de forma mais positiva e amável com outras pessoas.

Além dos listados aqui, existem outros valores que devemos ensinar as crianças. Finalmente, eleja competências éticas e morais importantes para você e sua família, e transmita esses ensinamentos para seus filhos.

FONTES:

https://bebe.abril.com.br/familia/6-valores-importantes-para-ensinar-as-criancas-desde-cedo/
https://br.guiainfantil.com/blog/educacao/valores/7-valores-basicos-que-devemos-ensinar-aos-nossos-filhos/
9 valores que devemos ensinar aos nossos filhos


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!