Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Calos nos dedos para tocar violão?

sabra-música-instrumento-aprender-dedos-tocar-violão-calos-cordas-habilidades

Você sonha em aprender a tocar violão e não sabe por onde começar? Sabia que criar calos nos dedos é fundamental para tocar bem?

É isso mesmo! Veja algumas dicas legais para te auxiliar nesse processo:

Por que devo aprender um instrumento?

Tocar um instrumento musical traz diversos benefícios. Estudos revelam que tocar um instrumento auxilia no desenvolvimento cognitivo de uma pessoa porque, para aprender a tocar, é preciso utilizar várias habilidades e funções do cérebro fazendo com que ele fique em alta atividade.

Ao aprender um instrumento você desenvolve habilidades motoras, de memorização, concentração, foco, te faz ser mais perseverante, ajuda na gestão de tempo, desenvolve habilidades de organização, habilidades matemáticas (por causa do tempo e do ritmo), de compreensão, habilidades sociais e disciplina.

Além disso, tocar um instrumento traz o sentimento de realização, sucesso e felicidade, proporcionando ao cérebro relaxamento e calma.

Acima de tudo, aprender um instrumento pode aumentar o seu QI em até 10%.

Aprender violão

O violão é um instrumento com seis cordas que é bastante popular. Muitas pessoas, quando desejam aprender a tocar algum instrumento, optam pelo violão pela facilidade de acesso ao instrumento e por ser fácil de transportar.

Tocar violão libera um hormônio no cérebro chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Nosso papel aqui é te encorajar a aprender esse instrumento incrível. No entanto, existem alguns desafios na aprendizagem, por isso é necessário ter perseverança para ultrapassar as dificuldades que esse instrumento apresenta no começo.

Um desses desafios é a dor nas pontas dos dedos. Para tocar, você precisa pressionar as cordas com sua mão dominante para fazer as notas, a repetição deste exercício acaba machucando as pontas dos dedos, principalmente se estiver aprendendo em um violão com cordas de aço.

É nesse momento que muitas pessoas desistem, mas se você continuar, logo, seus dedos vão criar uma casquinha de proteção, que farão as pontas ficarem mais resistentes, e com o tempo, você não sentirá mais dor.

Esse processo se chama “calejar”, ou seja, ter calos nos dedos para que você possa tocar violão sem dificuldades.

Dicas para calejar os dedos

  • Comece aprendendo violão em cordas de nylon. Essas cordas são mais macias, então não vai doer tanto. Mas se desejar criar calos mais rapidamente, o melhor mesmo é utilizar a corda de aço. Ela dói mais, mas os calos se formam mais rápido.
  • Faça exercícios básicos de dedilhado e repita várias vezes. Conforme você for executando o exercício, o seu corpo começará a produzir os calos para proteger os dedos. Vale lembrar que esse exercício deve ser feito todos os dias.
  • Mantenha os dedos secos, a umidade (a água) atrapalha muito o processo de calejar os dedos porque amolece a pele.
  • Utilize álcool nos dedos, pois o álcool diminui a umidade e facilita a formação dos calos.

Agora é só pegar seu violão e colocar as dicas em prática. Não desista no processo, te garanto que valerá a pena.

Se gostou desse conteúdo, acesse muito mais clicando aqui.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Violão, violino e violoncelo

Texto por: RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!