Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Estimulando a criatividade com música

sabra-música-criatividade-vidas

Cuidar da mente é uma das prioridades que as pessoas precisam ter em suas vidas. Afinal, com as emoções controladas, todas as outras questões podem ser mais bem resolvidas. E considerando que a música pode contribuir de modo muito significativo quando se fala em saúde mental, vamos saber como estimular a criatividade por meio dos sons.

A criatividade ocupa um papel primordial em muitos aspectos, seja nas questões profissionais, acadêmicas, entre muitas outras. Sendo assim, estimular a criatividade é uma forma de investir em mais produtividade, foco e na qualidade dos processos de compreensão e interpretação, principalmente nas crianças.

Como acontece na prática?

Nesse contexto, a música pode contribuir de forma muito eficaz para o bom funcionamento do cérebro. A criatividade acontece em partes específicas do órgão, partes essas que são fortemente afetadas pelos benefícios da música, como nas questões cognitivas, de raciocínio, reconhecimento, imaginação e, principalmente, na criatividade.

Quando o nosso organismo reconhece as músicas, pode geram sentimentos, seja de felicidade, tristeza, animação, euforia, entre outros. Isso porque a música pode estimular as atividades que acontecem no cérebro como um todo, além de interferir nos batimentos do coração, aumentando ou diminuindo conforme a intensidade sonora.

Por esta razão, a música, ao longo de toda uma vida, tem o poder de aprimorar as capacidades cerebrais.

Música, sentimentos e sensações

Ao ponderar que a música está presente em vários e diferentes momentos de nossas vidas, vale considerar que ela pode apresentar diversos efeitos no organismo. Além de atuar no estímulo da criatividade, imaginação e motivação, melhorar as funções dos vasos sanguíneos, aliviar as dores, contribuir na qualidade do sono são alguns dos benefícios.

Sendo assim, é possível incluir as suas músicas preferidas no dia a dia para aperfeiçoar cada vez mais a capacidade criativa de várias maneiras. Ouvir música durante uma atividade física, enquanto dirige ou na hora de cozinhar são boas dicas para realizar tais atividades com a emoção que elas necessitam.

Escutar músicas específicas para estudo, concentração, trabalho ou para relaxar ou curtir momentos com amigos, família ou até mesmo sozinho são outras formas de aproveitar o que a música tem de melhor a oferecer.

Mas, atenção para alguns cuidados necessários. O volume e a intensidade, por exemplo, devem ser colocados no limite ideal, para que não prejudique a saúde dos ouvidos, principalmente quando são utilizados os fones de ouvido.

Música como fator contribuinte para a qualidade de vida

Que a música só traz benefícios para a saúde e bem-estar não há dúvidas. Cada tipo cumpre um papel de grande importância da cultura e história de diferentes povos, na promoção de processos de integração e inclusão, no lazer e em muitas outras questões na vida em sociedade.

E foi considerando todas os pontos positivo das músicas que a Sociedade Artística Brasileira atua com projetos que beneficiam crianças, adolescentes e seus familiares de comunidades carentes de Belo Horizonte e Betim. Quer conhecer como as artes podem transformar a vidas das pessoas? Então, acesse nosso site e conheça os trabalhos que promovemos.

Conteúdo por: Agência de Conteúdo RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!