Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Clássicos do cinema brasileiro

sabra-música-filme-brasileiro-cinema-clássicos

São muitas obras que podem ser indicadas como clássicos do cinema brasileiro, porque a produção é grande. Ainda que não tenha tantos holofotes quanto as produções internacionais, vale a pena conferir a riqueza que é o nosso cinema.

Central do Brasil

O filme é um clássico da nossa produção cinemática e conta com a brilhante Fernanda Montenegro. Na narrativa ela faz a escrivã que trabalha escrevendo cartas para analfabetos e tudo muda quando ela resolve ajudar um menino a encontrar o pai.

O drama tem a direção de Walter Salles, foi lançado em 1998, sendo aclamado desde então. Prova disso são as duas indicações ao Oscar, por melhor atriz e também na categoria de melhor filme estrangeiro.

O Auto da Compadecida

Os amantes de comédia precisam conferir esse clássico brasileiro, que rende menções até hoje. O filme lançado em 2000 foi uma comédia dramática dirigida por Guel Arraes. Conta a história de dois amigos, Chicó e João Grilo, ambientada na Paraíba dos anos 30.

Na sua época de lançamento teve a maior bilheteria e recebeu o Grande Prêmio Cinema Brasil em 4 categorias. A narrativa tem base na peça de teatro de Ariano Suassuna.

Cidade de Deus

O filme Cidade de Deus é outra obra que marca nosso cinema, contando a história de um jovem pobre e negro, que luta para crescer em um universo cheio de violência. O filme é de 2002, é classificado como ação e teve a direção de Fernando Meirelles.

Esse verdadeiro fenômeno ganhou reconhecimento mundial. Isso é visto pelas quatro indicações que teve ao Oscar. Apesar das cenas violentas, a obra traz com fidelidade a realidade de muitos brasileiros.

O palhaço

O palhaço é outra comédia dramática que merece atenção, foi lançado em 2011 e é estrelado por Selton Mello. A história pertence ao palhaço Benjamim, que fica na dúvida sobre continuar ou não exercendo a profissão no circo.

Esse é o típico filme que encanta pela simplicidade, porque o dilema do personagem é algo comum. Por isso causa identificação e gera torcida para que ele fique bem no final.

Tropa de Elite

Em contraste com o filme anterior, Tropa de Elite ficou marcado por sua intensa violência, o que não foge da realidade e gera muitas discussões sobre a ação da polícia. Lançado em 2007, ganhou repercussão e marcou época.

Foi ganhador do prêmio Urso de Ouro em 2008. Wagner Moura na obra faz um personagem que te deixa na dúvida sobre o papel entre vilão e mocinho.

Que horas ela volta?

O filme é protagonizado por Regina Casé e traz a história de uma empregada doméstica pernambucana que vive em São Paulo na casa de seus patrões. A dinâmica da relação com eles muda quando a sua filha chega para fazer o vestibular.

Com lançamento em 2015 e com direção de Anna Muylaert, o drama provoca muitas discussões. O relacionamento entre mãe e filha e das duas com os donos da casa trazem conflitos que prendem os olhos na tela.

Aproveite a indicação desses clássicos do cinema brasileiro e selecione alguns que tenha se interessando, ou ainda, todos eles. Vale a pena fazer uma maratona de clássicos para que você experimente a grandeza dessas obras.

Aproveite para ajudar o nosso projeto, entre em nosso site e saiba mais!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Música clássica – benefícios

Criado por: Agência RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!