Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dança moderna: o que é e as suas características?

sabra-música-dança-moderna-estilo-movimentar-artística-cultura-expressar

Existem diversos tipos de arte, todas com seu significado e sua importância. Uma delas é a dança. Essa é a arte de movimentar o corpo em um certo ritmo, caracterizando-se tanto pelos movimentos improvisados, ou dança livre, como por aqueles já pré-estabelecidos ou coreografados.

Ela busca se expressar através dos signos de movimento para um público específico e existe tanto como forma de divertimento quanto expressão artística, onde as performances podem ser com ou sem presença musical.

E assim como diversos outros elementos da cultura que evoluíram ao longo dos milhares de anos, a dança também se inovou e foi mostrando à sociedade suas novas formas de se expressar.

A dança é uma arte que remonta desde a antiguidade, por volta do século XVI. A partir daí elas foram evoluindo em cada país, adaptando-as a sua cultura. À medida que os povos foram se misturando, a dança foi se transformando.

A dança moderna

Esse estilo surgiu na passagem do século XIX para o século XX, sendo um movimento americano político, social e artístico, trazendo uma nova maneira de se expressar através da dança.

Nascida no chamado período da modernidade, a dança moderna é tida como a segunda linguagem clássica da dança, aparecendo como uma alternativa ao balé clássico, que é considerada a primeira linguagem.

Ela nasceu com o propósito de se tornar uma linguagem alternativa para que os bailarinos pudessem se expressar através da dança. Ela se mostra como um estilo mais expressivo de comunicação, ao querer retratar emoções ligadas ao contexto de vida de coreógrafos e bailarinos.

E como em qualquer outro movimento artísticos, nomes se destacaram durante o nascimento e desenvolvimento da dança moderna, como Rudolf Laban e Isadora Duncan, que foram muito importantes na história da linguagem desse estilo de dança.

No Brasil a dança moderna foi introduzida na primeira metade do século XX por coreógrafos e dançarinos vindos da Europa durante a Segunda Guerra Mundial para buscar refúgio, trazendo com eles uma extensa bagagem cultural.

Entre os nomes responsáveis por difundir essa expressão artística no país estão Ruth Rachou, Maria Duschenes e Luiz Arrieta. O estilo foi se fortalecendo cada vez mais no Brasil, principalmente na década de 1990, já que nesse período os métodos da dança moderna foram se juntando às grandes companhias de dança do país.

Principais características

Como a dança sofreu certas transformações devido as filosofias e métodos propostos por dançarinos do período moderno, certas características se destacaram e fizeram com que ela tivesse seu próprio estilo.

Elas se associam à procura pelo rompimento dos privilégios do balé clássico. Dessa maneira, as novas características puderam permitir uma maior estruturação dos diferentes métodos e técnicas da dança moderna.

Dessa maneira, podemos dizer que essa dança se caracteriza por ser independente da música, possuir um estilo mais leve, ter movimentos mais expressionistas, não utilizar as sapatilhas de ponta, ter o corpo como único elemento cênico, mudança dos figurinos e maquiagens tradicionais.

Se você se interessa pelo mundo da música e da dança, acesse o blog do SABRA para muito mais conteúdos!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Entenda o que é patrimônio cultural

Criado por: Agência RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!