Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Fatos curiosos de compositores famosos da música clássica

compositor-história-clássica-mozart-beethoven-vivaldi

Recheada de grandes nomes e de enorme riqueza cultural, a música clássica tem a sua história marcada pelo trabalho de alguns dos maiores compositores de todos os tempos.

São personalidades que influenciaram toda a música ocidental posterior, deixando um legado significativo para a humanidade.

Conheça um pouco da história e curiosidades sobre alguns dos compositores mais famosos da música clássica.

Beethoven

O pianista alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) é considerado um dos maiores compositores da história, além de um dos mais influentes quando se fala de música clássica, sendo apontado como um dos fundadores da música ocidental.

Nascido em 17 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn, na Alemanha, Beethoven herdou o seu talento da família, que era formada por músicos. Tendo aprendido a tocar cravo e violino aos cinco anos, já aos 11 anos foi chamado para tocar órgão na corte.

Com apenas 25 anos já estreava em público, em uma apresentação de concerto para piano. Aos 26, teve diagnosticado um transtorno nos ouvidos, que posteriormente o deixaria surdo.

Graças a sua privilegiada memória auditiva, Beethoven não parou de compor, embora tenha passado por um período de crise criativa, provocado pelas questões de saúde e por complicações na vida pessoal.

Foi já com a perda da audição que o alemão compôs a sua obra mais famosa e que o tornaria uma lenda da música: a 9ª Sinfonia, feita entre 1822 e 1824, e que é tocada e reverenciada até hoje.

Mozart

A precocidade também é uma marca de outro ícone da música clássica.

O austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) iniciou os seus estudos na música com apenas 4 anos. Assim como Beethoven, Mozart também teve a influência musical em casa, pois o seu pai era um músico de renome. Ao identificar o talento musical do filho, ele abandonou a sua carreira para se ocupar da educação musical do jovem.

Em sua primeira apresentação em público, Mozart tinha somente 6 anos, quando dividiu a performance com a sua irmã. Com o sucesso do recital, ambos foram reconhecidos como talentos prodígios e convidados a se apresentar em outros lugares, para audiências mais seletivas.

Antes de completar 10 anos, Mozart já contava com composições próprias, que passaram a ser publicadas a partir de 1764.

Estima-se que Mozart tenha escrito mais de 600 obras ao longo de sua vida, entre sinfonias, concertos para piano, óperas, sonatas, serenatas, dentre outras, graças ao domínio que tinha de diversos instrumentos.

Mozart era muito fã de gatos, e lançou uma composição sobre o animal, chamada de “O Dueto dos Gatos”. O gênio austríaco foi ainda homenageado nos cinemas, com o filme “Amadeus”, que celebra a sua vida e que foi o vencedor do prêmio Oscar de 1984.

Bach

Junto com Beethoven e Mozart, o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) talvez forme o trio mais influente da história da música clássica.

Apesar de ser um dos compositores mais famosos da história, o fato curioso sobre a trajetória de Bach é que ele não foi um nome muito conhecido na sua época.

Na realidade, até meados do século XIX, poucas pessoas tinham conhecimento da sua obra, que só foi sendo visitada tempos depois.

Bach morreu cego, lidando com as dificuldades de uma cirurgia ocular malsucedida, que tentou restabelecer a sua visão.

Vivaldi

Quem também lidou com o desconhecimento de sua produção musical por muito tempo foi o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741).

Tendo sido padre aos 15 anos e passado boa parte do seu início de carreira ensinando um coral de vozes femininas que eram internas de um convento, Vivaldi teve a sua obra desconhecida por mais de dois séculos.

Foi somente em 1939 que o compositor e maestro italiano Alfredo Casella resgatou, organizou e transcreveu as obras de Vivaldi para expor na histórica Semana Vivaldi.

Ao contrário de outros grandes compositores de sua época, Vivaldi morreu na pobreza, vendendo os seus manuscritos em Viena, por valores extremamente baixos.

A importância de preservar e restaurar o patrimônio histórico


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!