Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância de preservar e restaurar o patrimônio histórico

historico-patrimonio-preservacao

O Patrimônio Histórico é algo que faz parte da identidade de uma sociedade quanto aos costumes, às características e ao comportamento das pessoas que fazem parte desta estrutura. Além disso, também é um registro importante para a posterioridade.

Portanto, a preservação e restauração do patrimônio histórico é um assunto muito constante na sociedade e se mostra de grande importância para manter a memória coletiva e individual na formação social.

Há uma constante preocupação entre os pesquisadores e historiadores a respeito do assunto e os motivos para que haja a restauração e a preservação dos patrimônios históricos são muitos.

O que é patrimônio histórico

Patrimônio histórico é um termo usado para se referir a bens naturais e físicos que fazem parte da riqueza histórica e cultural da sociedade de modo geral. Os patrimônios históricos abrangem sítios arqueológicos, prédios, praças, monumentos, ruínas, templos religiosos e outros.

No Brasil, o Decreto-Lei N° 25, de 1937 é responsável por proteger o patrimônio histórico e o seu primeiro artigo destaca a respeito de tudo aquilo que pode ser agrupado dessa forma e, portanto, é protegido pela lei.

Qual a importância de se proteger o patrimônio histórico?

Os motivos para preservar o patrimônio histórico estão destacados através da própria lei que responsável por isso. O segundo artigo destaca o fato de que a conservação desses locais é considerada como parte do interesse público.

Isso se dá pelo fato de que tais locais estão intimamente ligados a fatos memoráveis que fizeram parte da história do Brasil por algum motivo. Portanto, tudo que conte com algum tipo de valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico se agrupa em torno do termo patrimônio histórico.

Além disso, é necessário que haja a proteção e o cuidado com esse patrimônio porque ele é o grande responsável para que se possa conhecer mais a respeito da história do país por meio de pequenos detalhes que são coletados por meio desses locais.
Assim é possível até mesmo desenhar uma ordem cronológica de fatos históricos e dos momentos passados, considerando pontos a respeito de culturas, tradições e outros tantos aspectos que fizeram parte da história brasileira.

Restauração de prédios históricos

Outro ponto importante que vale destacar a respeito dos patrimônios históricos é o fato de que além de preservar, é preciso que se invista nas restaurações de locais que são abarcados nesse termo, como os prédios históricos, por exemplo.

Com o tempo, as estruturas podem se deteriorar e acabam passando por estragos provenientes do tempo. Assim, para se conservar de forma adequada e sem que haja modificações bruscas, é preciso que ocorra um investimento maior nesse setor.

Esse processo precisa ser feito por pessoas que contam com o conhecimento necessário para evitar alterações incorretas e tudo deve ser feito com responsabilidade e cuidado para preservar o máximo possível das características originais das obras e locais.

Os procedimentos usados para a restauração de prédios antigos, por exemplo, acabam por levar em consideração as formas de construção da época em que foram criados, para que consigam assim replicar de forma muito semelhante os reparos para evitar danos às estruturas.

Patrimônio histórico – atualidade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!