Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Contralto: saiba quais as características dessa voz

contralto-timbre-voz-vocal-mulheres-extensão

Você sabe o que é uma voz contralto? Na verdade, é uma condição humana presente nas mulheres que apresentam um timbre vocal grave. Mas o que vem a ser um timbre vocal? Esta expressão descreve uma região ou alcance de voz pertencente aos seres humanos.

Sendo assim, existem alguns timbres que permanecem distribuídos dentro de três classificações principais. Os termos sofrem variações de acordo com o sexo apresentado pela pessoa. Veja!

  • Mulheres: contralto, mezzo e soprano.
  • Homens: baixo, barítono e tenor.

Contralto: o que é?

Como já foi mencionado, o contralto se caracteriza como um timbre de voz feminina. A textura é grave, adquirindo uma extensão que vai do Mi 2 ao Lá 4. Esse tipo de voz é considerado menos comum, mas como todos os outros, quando bem trabalhado, soa de forma bonita e harmônica.

Naturalmente, para compreender o conceito de voz grave nessa situação, é necessário fazer uma comparação com outros timbres vocais femininos. Afinal, quando comparada a uma voz masculina, a contralto tende a soar menos grave. Porque motivo? Isso ocorre porque, na maioria das vezes, a voz do homem soa mais pesada do que a da mulher.

Como saber se tenho esta extensão vocal?

Para saber se a sua natureza vocal te inclui no grupo de contralto, procure um profissional para realizar o teste. Também é possível descobrir por meio de um teclado. Basta identificar as notas musicais nas quais a sua corda vocal conseguirá sustentar ao fazer o vocalize.

Mas tenha sempre em mente que o timbre de contralto não deve ser forçado. Aliás, nenhum timbre deve ser forçado. Afinal, o esforço para alcançar uma região fora da sua natureza poderá ocasionar em problemas sérios, como feridas ou, até mesmo, calos nas cordas vocais.

Quais são os tipos de contralto

O timbre contralto é comporto por algumas subdivisões. Para contextualizar o seu conhecimento, separamos as classificações. Veja a seguir!

Contralto coloratura

O timbre contralto coloratura pertence a mulheres com algumas características bem particulares, incluindo a grande capacidade de sustentação das notas e a velocidade vocal. Esta extensão apresenta saltos vocais coloridos e passagens intensas. Sendo assim, essas possibilidades demonstram a raridade dessa subdivisão do contralto.

Contralto lírico

É um timbre que se encontra entre o contralto dramático e o de coloratura. Entretanto, é a extensão vocal mais comum da categoria de contralto. Geralmente, essas mulheres cantam com suavidade e leveza.

Contralto dramático

As pessoas que se encontram nessa subdivisão apresentam um timbre de voz pesada e dramática. Em semelhança com as vozes de coloratura, as mulheres consideradas contralto dramáticas também possuem uma extensão vocal mais rara. Geralmente, esse tipo de voz possui maior potencia quando comparado aos dois anteriores.

Cantoras contralto

Veja, a seguir, alguns exemplos de cantoras contralto conhecidas pela mídia brasileira:

  • Marília Mendonça;
  • Ivete Sangalo;
  • Alcione;
  • Ana Carolina
  • Maria Gadú
  • Fernanda Brum
  • Paula Fernandes
  • Yasmim Santos

Gostou do conteúdo sobre contralto? Então, se você gosta de assuntos relacionados à música, aproveite para acessar o nosso blog. Lá existem dicas profissionais que poderão fazer toda a diferença na sua vida.

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!