Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Você sabia que tocar um instrumento musical ajuda na coordenação motora?

coordenação-instrumento-motora-tocar-musical-benefício-fina-grossa-precisa

Sim! Tocar um instrumento musical ajuda na coordenação motora, além de promover diversos benefícios cognitivos para o indivíduo.

A prática de um instrumento musical, seja ele qual for, além de ser um ótimo hobby (ou, em alguns casos, profissão) é também uma ótima maneira de cuidar da saúde mental!

Isso porque, através da prática do instrumento, é possível, entre muitos outros benefícios, que citaremos mais à frente, melhorar a coordenação motora, independente da faixa etária.

Tocar algum instrumento musical ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades cognitivas do cérebro, assim como no desenvolvimento da coordenação motora. Portanto, sim, tocar um instrumento musical é um passo essencial no desenvolvimento das capacidades cognitivas de um indivíduo.

Quer saber mais sobre esse benefício incrível de tocar um instrumento musical? Continue conosco e boa leitura!

Quais instrumentos ajudam na coordenação motora?

Primeiramente, é necessário discutir acerca da diversidade de instrumentos musicais que existem. Porém, qualquer instrumento musical apresenta esse benefício, seja ele percussivo, de cordas, de sopro, madeira, etc.

Independente da categoria do instrumento, todos, sem exceção, exigem um exercício mental e cognitivo para a realização de sons e ritmos.

Assim, quando o indivíduo toca um violão, ele precisa apertar os dedos em lugares específicos para realizar sons específicos.

Quando o indivíduo toca bateria, por exemplo, ele precisa manter o corpo inteiramente coordenado para tocar os instrumentos no momento e com a intensidade certa. Já em instrumentos de sopro, o indivíduo precisa ter pleno controle da respiração, juntamente ao controle do próprio instrumento.

São diversos os exemplos, e todos comprovam que há a necessidade da realização da atividade motora para tocar um instrumento musical.

Mas, espera aí, tocar bateria parece bem diferente, em termos de coordenação, do que tocar violão, certo? Sim, correto! E é nesse ponto que entra a necessidade de compreender a diferenciação do tipo de coordenação motora.

Basicamente, existem dois tipos de coordenação motora: a coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.

Portanto, é necessário compreendê-las para entender em qual tipo de coordenação um instrumento em específico desenvolve mais.

O que é coordenação motora grossa e coordenação motora fina?

A coordenação motora grossa é aquela responsável pela realização de movimentos realizados pelos membros mais extensos do corpo, como os braços e as pernas.

Já a coordenação motora fina é aquela que controla o movimento das pequenas articulações do corpo, como os dedos, por exemplo.

Assim, fica fácil entender que um baterista, que precisa tocar com os quatro membros, utiliza muito mais a coordenação motora grossa do que a fina.

Já um guitarrista, que precisa tocar notas no braço e realizar solos super rápidos, utiliza a coordenação motora fina, responsável pelos movimentos ágeis dos dedos.

Tocar um instrumento musical proporciona muitos benefícios

Além do desenvolvimento da coordenação motora, seja ela coordenação motora fina ou coordenação motora grossa, a prática de um instrumento musical apresenta, também, muitos outros benefícios relevantes. São eles:

  • Melhora a capacidade de memorização, já que a atividade musical está ligada à área do cérebro responsável pela memorização de informações;
  • Torna o indivíduo mais produtivo, haja vista a disciplina necessária para treinar o instrumento musical constantemente;
  • Age contra o stress e a ansiedade, já que tocar ajuda a diminuir os níveis de cortisol do corpo;
  • Melhora a concentração e o foco, que são necessárias na hora de tocar um instrumento musical;
  • Estimula os hormônios do bem-estar, já que, quando uma prática musical é bem sucedida, a dopamina é liberada no corpo.

Após compreender que, além de melhorar (e muito) a coordenação motora, tocar um instrumento musical apresenta muitos outros benefícios extremamente relevantes, ficou claro que música também é saúde, né?

Estudar instrumento musical


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!