Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como aprender a ler partitura?

nota-tempo-linha-partitura-musico

A partitura ainda é um tema tabu no Brasil. Os músicos profissionais muitas vezes abrem mão desse documento, enquanto os iniciantes não fazem ideia de como ler o material para então traduzi-lo na forma de melodia.

O que essas pessoas não sabem é que estão perdendo uma excelente ferramenta de comunicação para registrar e compartilhar as suas composições de maneira profissional e definitiva.

Assim como um novo idioma, ninguém se torna especialista em partitura de um dia para o outro. Portanto, criamos um guia curtinho para que você aprenda a ler aos poucos para se tornar um mestre na arte. Confira!

Entenda o pentagrama

Quando pegamos uma partitura, vemos que ela tem a aparência de um caderno de caligrafia. São nessas 5 linhas, e entre elas, em 4 espaços, que escrevemos as notas musicais a serem executadas.

As notas possuem três posições possíveis em relação a cada linha. Logo abaixo dela, bem no centro, ou logo acima dela. A primeira nota sempre precisa ser definida. Imagine uma sequência formando uma escadinha subindo.

Se a primeira nota é DÓ, então as duas seguintes serão RE e MI. Agora, se a escadinha está descendo, será DÓ, SI e LA.

Vale lembrar que a contagem sempre é feita de baixo para cima!

Onde entra a clave de sol e a clave de fá?

Elas servem como indicadores de onde começa a melodia. Se você tem uma clave de sol na sua partitura, ela estará representada sempre à esquerda, apoiada na primeira linha, então, a segunda linha sempre, SEMPRE, será SOL.

A clave de FÁ é usada para identificar os instrumentos graves, sempre sendo escrita na quarta linha. Com essas duas referências você já conseguirá encontrar as primeiras notas com muito mais facilidade.

Entenda o tempo da música

Quando ouvimos uma música é automático identificar a sua batida. Essa batida que se repete do começo ao fim, é o que chamamos de tempo.

Nesse contexto entramos com as figuras de nota, que simbolizam os tempos de cada nota dentro da música.

Por exemplo, um círculo fechado é chamado de semibreve, equivalente a 4 tempos. A mínima indica dois tempos, a semínima, 1 tempo, e assim por diante.

O mesmo vale para as pausas. Afinal, a música também é feita pelos silêncios entre as notas, e eles devem ser respeitados para que toda a harmonia final seja atingida.

Infelizmente, tudo isso até agora precisa ser decorado, afinal, são símbolos que representam alguma informação importante para o bom andamento da melodia. Com o tempo, tudo isso passará a ser mais automático.

Reconheça o compasso

O compasso é uma maneira de dividir a sua partitura com base no número de batidas e pausas a cada intervalo de tempo. Isso, geralmente, é mais subjetivo, porém, existem algumas regras que precisam ser seguidas de acordo com a melodia que se deseja atingir.

Na partitura, um compasso é o espaço entre duas retas verticais que cruzam as cinco linhas.

Para aprender o compasso, será necessário treinar com o seu instrumento favorito, ou até mesmo começando uma jornada com um novo.

Hábito da leitura


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!