Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Curso de coro de Camara

música-câmara-coro-músicos-curso-trabalho-sabra

Curso de Coro de Câmara

Cantar é uma das atividades artísticas mais belas. Ainda que todos possam cantar como forma de expressão individual ou como meio terapêutico, o canto, praticado de forma mais profissional, exige conhecimento e disciplina. Há uma série de requisitos básicos que o cantor deve dominar para poder nomear-se como tal.

Para cantar em coros não seria diferente. O coro em câmara pede do aprendiz muita dedicação e entrega, uma vez que sua prática está interligada, não só com a de seus colegas de grupo, mas também com o trabalho dos músicos da orquestra de câmara. Ao mesmo tempo, o coro de câmara é uma atividade extremamente prazerosa, pois desenvolve com acurácia a audição do cantor e treina-o para uma postura de generosidade, ensinando-o a ouvir o ambiente ao redor.

Desde 1998, a Sabra (Sociedade Artística Brasileira) tem o prazer e o privilégio de oferecer a toda a comunidade mineira de Betim e arredores, o nosso Curso de Coro de Câmara.

Objetivos do Curso de Coro de Câmara

O principal objetivo do nosso curso de coro de câmara é a inclusão e a integração social do nosso aluno por meio da arte e do desenvolvimento de habilidades musicais. Se entendermos a música como uma forma de ler a vida, podemos ter a dimensão dos benefícios que essa atividade pode trazer para seus praticantes.

Nosso trabalho dedica-se ao estudo, pesquisa e divulgação da música brasileira dos séculos XVIII e XIX, tendo o grupo de coro de câmara junto à orquestra se apresentado na Embaixada Brasileira em Paris, no ano de 1998. Assim, nosso trabalho, além de valorizar a música, também promove experiências culturais e o mergulho na história de nosso país.

Por muito acreditar no potencial dos nossos jovens, o curso tem por finalidade ensinar música com o objetivo de que os alunos atendidos por nosso projeto tenham oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Seja como professores de música, como músicos profissionais, ou tentando carreiras no mercado fonográfico, em profissões como engenharia de som e produção musical, o curso tem como finalidade abrir um leque de opções para que o futuro músico possa buscar sua colocação.

Levando em consideração que o mercado do audiovisual no país está bastante aquecido, a consistente base musical oferecida pelo curso de coro de câmara pode ser o diferencial do aprendiz em futuras oportunidades.

Um pouco de história

Nosso grupo recebe o nome de Coro de Câmara Lobo de Mesquita, em homenagem a esse mineiro do século XVIII, que foi professor, organista, maestro e compositor. Lobo de Mesquita é natural de Vila do Príncipe (atualmente, Serro) e nasceu em 1746, no começo do período que viria a ser conhecido como ciclo do ouro. Com isso, pode vivenciar o florescimento e apogeu da sociedade mineira.

Sua obra está em consonância com seu tempo, tendo se dedicado especialmente à música sacra. Entre suas principais influências estão os estilos barroco, renascentista e clássico.

Lobo de Mesquita viveu o período de profissionalização da música mineira e pode ser considerado como um dos representantes do estilo musical da Escola de Minas.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Coro – O que é?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!