Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas de Percepção Musical

percepção-musical-dicas

5 dicas para os músicos melhorarem a sua percepção musical

Percepção musical é uma das habilidades mais importantes para quem está iniciando no mundo da música ou para quem é músico profissional. Melhorar essa habilidade de perceber os sons e os detalhes que compõem uma canção é fundamental para a evolução da carreira como músico.

A percepção musical consiste em treinar os ouvidos para que se possa identificar cada elemento presente em uma canção e como a junção entre eles representam uma perfeita harmonia.

Veja 5 dicas para que os músicos possam melhorar sua percepção musical e como isso, vai facilitar o seu aprendizado na música.

Ouça as músicas com bastante atenção

O primeiro passo para ter uma percepção musical cada vez mais aguçada é treinar os ouvidos e prestar atenção nos diversos detalhes da música. Ou seja, ouvir as músicas com bastante atenção.

Faça um primeiro teste: feche os olhos e escute todos os sons a sua volta. Você vai ver que diversos sons podem compor esse cenário, como:

• Vozes;
• Barulho do trânsito;
• Sons de pássaros;
• Entre muitos outros sons.

Na música, essa percepção funciona de maneira bastante similar. Dessa forma, a percepção musical busca entender os diversos elementos como voz, instrumentos, efeitos, melodia, ritmos, timbres, entre tantas coisas que compõem uma canção e que quando unidas, se concretizam em uma música.

Escute vários estilos

Outra dica bacana é escutar vários estilos musicais. Isso vai colaborar bastante para que você entenda como cada instrumento e as vozes se comportam nos mais variados estilos musicais. Além disso, escutar vários estilos te dá uma bagagem musical muito boa, aguçando ainda mais sua percepção musical.

Concentre-se nos detalhes

Também é muito importante para melhorar a sua percepção musical atentar-se aos detalhes de cada canção. Uma canção pode ser composta por diversos itens como:

  • Introdução;
  • Voz;
  • Solo;
  • Riff;
  • Dedilhados;
  • Arranjos;
  • Instrumentos;
  • Intervalos;
  • Efeitos;
  • Entre outros.

A percepção musical é, acima de tudo, ter a dimensão de tudo que envolve a música. Sabendo exatamente como cada elemento está presente na música ajudará quando você for aplicar nos seus treinos.

Repetição leva a perfeição

A percepção musical é algo que se constrói com o tempo e praticando bastante. Por isso, quanto mais você repetir esses exercícios de escuta melhor ficará sua percepção musical.

Provavelmente você já escutou a música “Parabéns pra você”, não é mesmo? E você conhece a letra e o ritmo dela simplesmente porque ela foi repetida em diversas ocasiões. No entanto, a percepção musical vai além disso, busca entender também outros detalhes nas canções para além de letra e ritmo.

Ter a habilidade de percepção musical é escutar a música e entender todos os elementos que compõem essa canção para aplicar em suas músicas e melhorar sua capacidade de tocar determinado instrumento ou cantar.

Aprofunde os conhecimentos teóricos e práticos

Por fim, busque aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos da musicalização. Quanto mais você linkar a sua percepção musical com as teorias e técnicas que está aprendendo, maior a probabilidade de conquistar a sensibilidade para tocar as músicas de forma mais rápida ou até mesmo de ouvido.

Além disso, converse bastante com músicos experientes e tente extrair dicas para alcançar essa habilidade. Afinal, é muito mais fácil aprender com quem tem o domínio dessa habilidade!


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!