Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Patrimônio Histórico

patrimônio-histórico

Qual a importância dos patrimônios históricos para a nossa sociedade?

A identidade de uma sociedade encontra-se em seus Patrimônios Históricos. Trata-se de um registro de toda a história, sejam os seus costumes, comportamento e características. Isso é fundamental, principalmente, para as novas gerações, pois só assim é possível ter conhecimento sobre o passado de seus ancestrais.

Muitos historiadores e pesquisadores tem demonstrado muita preocupação com relação à preservação e memória dos Patrimônios Históricos. Isso ocorre para que não haja um esquecimento da nossa identidade. Para compreender o nosso passado, é preciso ter total acesso sobre como eram as coisas de uma determinada nação, cidade e grupo social.

Em resumo, o Patrimônio Histórico é a junção de todos os bens materiais e naturais que possuem uma importância em nossa sociedade. Dentro deste conceito estão inclusos, prédios, igrejas, ruínas, esculturas, estátuas, centros históricos, entre outros.

O quanto essa preservação é importante?

Ao longo do tempo, este itens foram construídos pela sociedade e dessa forma estão relacionados a forma de vida dela neste período. Por meio deste patrimônio, podemos identificar a nossa história e tudo mais que esteja envolvido nela. Por este motivo, atualmente, existem milhares de órgãos que tentam preservar esse nosso passado.

Patrimônio histórico brasileiro

Em nosso país, existe um órgão que cuida dessa preservação, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Seu objetivo é assegurar a integridade dos patrimônios em solo brasileiro e garantir assim um pedaço de nossa história.

Para isso, muitas vezes é preciso “tombar” determinados bens, isso ocorre quando há um estimado valor histórico e/ou cultural.

Após este tombamento, fica proibido qualquer tipo de reforma ou demolição nestes locais. Porém é permitido manutenção ou restauração, desde que sejam mantidas as configurações originais.

Por ser um país de vasto território, temos uma grande quantidade de patrimônios tombados, são alguns deles: Centro Histórico de Olinda, Centro Histórico de Salvador, Estação da Luz em São Paulo, Universidade Federal do Paraná em Curitiba, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Pelourinho na Bahia, entre outros.

Existem também os patrimônios da humanidade. Segue alguns: Coliseu de Roma na Itália, Pirâmides do Egito na África, Muralha da China, etc.

Maiores desafios

Infelizmente, o tombamento e a preservação não são bem vistos por todo mundo. Muitas pessoas acreditam que se trata de um retrocesso, pois o certo, para elas, seria modernizar tudo. Existem muitos casos de locais históricos que acabam sendo abandonados ou até mesmo demolidos, deixando para trás muito valor histórico.

De forma geral, não podemos ser contra nenhum tipo de progresso, pois o desenvolvimento é de extrema importância para a sociedade.

Novas construções e paisagens podem e devem surgir, porém isso não significa abrir mão de nosso passado. É mais do que possível manter uma harmonia entre essas duas vertentes.

Perder um patrimônio, significa abrir mão de nossa identidade e de nossa cultura. Imagine como a sociedade seria se não tivéssemos uma base sobre a história de nossa cidade, país e antepassados.

Devemos nos lembrar que muito já foi perdido e não há o que fazer, porém devemos cuidar do que restou e conscientizar a população.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!