Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como trabalhar música na educação infantil

música-criança-projeto-ajude-desenvolvimento-educador-sabra

Já faz muitos anos que os educadores chegaram à conclusão de que a música é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Existe até um termo que define um projeto educacional que leva em conta a música: musicalização. Infelizmente, ainda há resistência a projetos que tenham a música como norteadora do desenvolvimento intelectual das crianças.

A escola, todos sabem, serve para formar o cidadão para o futuro. A música, nesse sentido, traz muita qualidade para o processo educacional, colaborando diretamente para o desenvolvimento cognitivo, motor e social.

O MEC considera a música como uma linguagem e uma forma de conhecimento que pode estar presente nas disciplinas da escola de acordo com o projeto pedagógico do professor. Ademais, em 2016, o governo atualizou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a esse respeito.

A partir dessa data, a música, juntamente com a dança, o teatro e as artes visuais, passaram a ser considerados linguagens obrigatórias no currículo escolar da educação infantil do Ensino Médio em todo o Brasil.

Por isso, utilizar a música não é só um recurso, mas uma obrigação a qual os profissionais devem se adaptar. Mas como um educador deve entender a musicalização? Como implementar um projeto desses?

Fatores metodológicos

Para colocar em prática algumas atividades de música, é importante focar nos três fatores: produção, apreciação e reflexão. Esses três pontos são fundamentais para criar um sistema eficiente, que ajude diretamente no desenvolvimento da criança.

No processo de produção, os estudantes compreendem as etapas de experimentação e imitação. São utilizadas atividades que os ajudem a interpretar, improvisar e compor.

No processo de apreciação, o trabalho do educador é fazer com que os estudantes percebam os sons e os silêncios, bem como a forma com que uma música é estruturada. O professor deve trabalhar a escuta, para que através dessa experiência as crianças possam se organizar, fazer análises e reconhecer sons.

A reflexão é a última etapa, e trata da organização do conhecimento aprendido e da criação e entendimento musical. As atividades se concentram em fazer com que eles entendam os produtos e os produtores envolvidos no processo.

Por onde começar

Não é difícil começar. Na internet você encontra muitos exemplos de práticas na sala de aula que certamente irão lhe ajudar. O que você precisa saber é que o seu trabalho é escolher boas alternativas, escolhendo um material de acordo com a idade das crianças. O conteúdo deve abranger desde a criação dos próprios instrumentos musicais até às aplicações da música.

Desenvolva brincadeiras musicais, que façam os alunos interagirem uns com os outros. É ideal tentar inovar sempre, para dar mais destaque às músicas. Lembre-se que elas podem ser entretenimento e ao mesmo tempo ferramenta de formação. Em razão disso, as crianças podem aprender muito mais, pois se envolvem quando estão se divertindo.

Analise a idade da criança e suas necessidades pedagógicas para aquele momento. No próprio referencial do MEC há algumas direções para os professores. Lá você vai encontrar orientações didáticas e descobrir as ferramentas mais indicadas para você iniciar um projeto de musicalização na sua escola.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

A importância do ensino das artes na escola

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!