Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios das músicas para relaxar

música-benefício-relaxamento-diversos-estudos-ciência-sociais-sabra

Parece ter havido consensualidade na ciência o fato de que a música realmente promove diversos benefícios aos seres humanos, especialmente o benefício do relaxamento.

Ainda que a ciência seja símbolo do progresso e do desenvolvimento, sinceramente, você concorda comigo que para entender os benefícios da música para relaxar poderíamos dispensar facilmente a ciência e simplesmente sentir? Aposto que você disse sim.

No entanto, a ciência é fonte de conhecimento e valer-se dela para entender os benefícios da música para o relaxamento é importante.

Os benefícios das músicas para relaxar, segundo a ciência

Acredite você ou não, mas a música e seus benefícios, enquanto objeto de conhecimento, já foi tema de pesquisa de graduação, de mestrado e doutorado. Isso, por si só, já demonstra a relevância da música e de seus benefícios para a sociedade.

Entre os diversos estudos, a música já foi estudada sob a perspectiva de seus benefícios para a emoção; sob a perspectiva de seus efeitos para a saúde mental; e, claro, sob a perspectiva de seus benefícios para o relaxamento.

Em relação a essa última perspectiva, vale citar os estudos desenvolvidos pela neurocientista e professora da Universidade Estadual de Minas Gerais, Marília Nunes Silva, sobre os benefícios da música para a terapia de relaxamento.

De acordo com a pesquisadora, a utilização da música para o relaxamento é antiga e faz parte da cultura de várias civilizações, reunindo ao longo do tempo diversos benefícios no tempo e no espaço. Entre eles, destacam-se os seguintes:

A música afasta pensamentos negativos

A música é capaz de afastar os pensamentos negativos, como tristeza, medo e fadiga e despertar a sensação de paz, alegria e tranquilidade.

Isso foi constatado por ocasião de um estudo realizado durante os momentos de trabalho de gestação de diversas mães. Ao escutar uma audição relaxante, as mães em trabalho de parto ficaram mais tranquilas e com certa sensação de paz.

A música reduz o estresse e a ansiedade

Entre os benefícios da música para o relaxamento, destaca-se a redução do estresse e da ansiedade. É científico esse fato, pois a música terapêutica age sobre os níveis de noradrenalina, cortisol e corticotropina, hormônios relacionados ao estresse, conduzindo o indivíduo a um estado de pleno relaxamento.

A música influência a condição fisiológica

A música é capaz de influenciar as reações fisiológicas dos indivíduos, a depender do conteúdo da música. Para músicas incisivas, com ritmo acelerado, há uma forte reação cutânea e transpiração. Já para as músicas com ritmo mais lento, não há reação fisiológica, permitindo ao indivíduo um estado de relaxamento total.

A música melhora a função imunológica

Entre os diversos estudos desenvolvidos sobre os benefícios da música, foi realizada uma pesquisa buscando avaliar os efeitos da música relaxante sobre respostas psicológicas e fisiológicas diante de um evento estressante, considerando diversos fatores, como os níveis de ansiedade, pressão sanguínea e batimentos cardíacos.

Sob essas condições, o estudo identificou redução dos níveis de ansiedade e melhoramento da função imunológica, contribuindo para o relaxamento do indivíduo.

Gostou deste texto? Ficou interessado em ler mais conteúdos com esse? Então não deixe de acompanhar as nossas publicações e de nos seguir nas redes sociais


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Músicas para você desligar do mundo e relaxar

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!