Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Educação patrimonial

educacao-patrimonial-culturais-acesso

A educação patrimonial, além de criar um enriquecimento cultural pessoal e coletivo, traz uma série de outros fatores vantajosos para crianças e adolescentes que, muitas vezes, não têm acesso às experiências que envolvem o patrimônio nacional.

A partir da experiência sensorial e da dialética presente em projetos de educação patrimonial, essas crianças e adolescentes ganham um maior entendimento sobre as manifestações e heranças culturais, o que gera um maior enriquecimento histórico e cultural.

Como ter uma educação patrimonial?

Um dos exemplos é a comunidade escolar.

Envolvendo as escolas em projetos de educação patrimonial, automaticamente, os estudantes terão mais contato com os serviços e cenários que fazem parte da herança cultural presente à sua volta.

Eles também começarão a desenvolver um conhecimento crítico e analítico em relação às manifestações culturais presentes ao longo da história e a importância de cada uma delas em nossa construção enquanto sociedade.

Também é importante levar em conta que inclusão, pluralidade e senso de comunidade entram em cena para as pessoas que participam desse tipo de educação, que visa estabelecer programas inclusivos e plurais: todos têm a oportunidade de desenvolver o conhecimento e admiração pela cultura.

Objetivos da educação patrimonial

Agora que você já sabe o que é educação patrimonial, entenda os objetivos que fazem esse tipo de educação ser um ótimo método de enriquecimento histórico, artístico, musical e social.

A educação patrimonial é a “alfabetização cultural”, ou seja, seu principal objetivo é possibilitar ao indivíduo que ele reconheça, entenda e aprecie o modo como o mundo ao seu redor funcionava e funciona.

Outro objetivo é o estímulo da comunicação entre comunidades e órgãos que cuidam desses bens, facilitando a integração e conscientizando as comunidades sobre a preservação desses materiais.

Mas um dos maiores objetivos da educação patrimonial está no acesso da arte e da cultura, promovendo:

– A integração de jovens em diferentes projetos artísticos e culturais do mercado de trabalho;

– Apoio às crianças, adolescentes, jovens e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, auxiliando na construção de seu próprio futuro e autonomia, o que leva ainda ao desenvolvimento de um ambiente familiar e comunitário protetor;

– A possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional a estes jovens: aprendizado, autoconfiança, responsabilidade profissional e pessoal e, principalmente, a promoção do protagonismo, da participação cidadã, além da mediação do acesso ao mundo do trabalho.

É muito importante que jovens sejam conscientizados e, consequentemente, criem um sentimento de pertencimento. A partir do reconhecimento do patrimônio cultural, os jovens poderão entender a importância da preservação desses bens nacionais, aprimorar o conhecimento crítico, além de também fortalecer o apreço pela identidade do país e pela manutenção da cidadania.

Benefícios

Ao proporcionar experiências divertidas e curiosas em grupo, conscientizar a respeito da preservação de bens históricos, aumentar o conhecimento crítico, fortalecer o sentimento de identidade nacional e de cidadania, promover a inclusão e o acesso à arte, esse tipo de educação também constrói novos olhares em relação às questões políticas, educacionais e socioeconômicas do país.

Os objetivos propostos pela educação patrimonial são cumpridos da melhor forma quando se promove experiências que incentivam o acesso livre à cultura para diferentes grupos da sociedade. É um meio de educação inclusivo e plural que proporciona a consciência histórica e o despertar individual para apoiar diferentes organizações, projetos e trabalhos culturais.

CULTURAL X ARTÍSTICO


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!