Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O valor do patrimônio cultural para memória e identidade do povo

história-patrimônio-cultural

Podemos classificar como patrimônio cultural tudo aquilo que nos permite resgatar a história e as raízes de um povo, grupo social e até mesmo uma nação, seja de forma material, como obras de artes, parques naturais e sítios arqueológicos, ou imaterial, como festividades e cultos religiosos.

A seguir, entenda melhor o que é patrimônio cultural e o seu valor na preservação da memória e identidade de um povo:

O que é patrimônio cultural

A palavra patrimônio vem do latim pater, e se refere a tudo aquilo que um pai deixa para um filho, desde bens e riquezas, até objetos simplórios, mas de grande valor emocional.

Quando falamos de patrimônio no sentido coletivo, nos referindo a uma sociedade, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o patrimônio cultural de um povo é composto pelo conjunto de saberes, fazeres, expressões, e práticas que remetem à história, a memória e a identidade de um povo.

Já de acordo com o artigo 216.º da Constituição Federal do Brasil de 1988, o patrimônio cultural representa “os bens, de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Em resumo, patrimônio cultural é tudo que define uma sociedade quanto às suas características, costumes e comportamentos e que, quando devidamente preservados, entregam ao povo o representativo de sua identidade, história e cultura. É tudo aquilo que nos remete às riquezas simbólicas e tecnológicas deixadas para nós pelos grupos humanos que nos antecederam, seja de natureza material ou imaterial.

Exemplos de patrimônio cultural

Um elemento cultural se torna um patrimônio histórico quando algum órgão ou entidade especializado no assunto encontra nele as características necessárias para tal e, a partir daí, passam a considerá-lo tombado como patrimônio.

Patrimônios históricos culturais são agrupados de acordo com sua natureza material ou imaterial:

Patrimônio histórico cultural material

Patrimônios culturais de natureza material vão desde obras de arte, como pinturas, esculturas, monumentos e até prédios e cidades com seus conjuntos arquitetônicos, além de sítios arqueológicos e parques naturais.

Resumindo, é tudo que existe materialmente e tem valor histórico para a preservação cultural.

Patrimônio histórico cultural imaterial

São exemplos de patrimônio cultural imaterial elementos como idiomas, dialetos e outras formas de expressão, ditos e lendas populares, culinária, festas populares e rituais religiosos. São elementos que não dependem da existência material para serem considerados patrimônio.

A importância do patrimônio cultural para a memória e identidade do povo

Para entender o surgimento, o desenvolvimento e o comportamento de um grupo social, de uma cidade ou até mesmo de um país, é preciso conhecer sua história, compreender seu passado e entender os detalhes que a transformaram no que ele é hoje.

Dessa forma, o patrimônio cultural contribui para o resgate das raízes socioculturais de um povo, permitindo que este mesmo povo possa compreender de onde vêm, suas memórias e identidade de forma coletiva.

Além disso, quando analisamos a questão do ponto de vista individual, fica claro que, cada pessoa é altamente influenciada pela cultura em que está inserida. Sendo assim, o patrimônio histórico cultural, tanto de natureza material como imaterial, oferece a cada um de nós, individualmente, a oportunidade de compreendermos como o meio em que estamos inseridos nos molda e nos faz ser quem somos.

Por fim, a valorização do patrimônio cultural é uma das principais formas de manter viva a história e a memória de todos os povos que contribuíram e contribuem para a existência do Brasil e do mundo que conhecemos hoje.

Patrimônio cultural – Preservação


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!