Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Exercícios e Música: uma combinação perfeita

sabra-música-aumento-exercícios-físicos-melhoria-atividade-motivação-trabalho-ambiente-desempenhado

A música tem desempenhado um papel significativo na vida das pessoas ao longo dos séculos. Ela é uma forma de expressão artística que pode influenciar nosso humor, pensamentos e emoções. Além disso, a música também pode desempenhar um papel importante na prática de exercícios físicos. Neste texto, exploraremos os diversos benefícios que a música pode proporcionar durante a atividade física, desde o aumento da motivação até a melhoria do desempenho.

Elevação do Espírito e Motivação

Um dos benefícios mais evidentes da música durante o exercício físico é a capacidade de elevar o espírito e aumentar a motivação. Muitas pessoas relatam que, ao ouvir músicas animadas e empolgantes, sentem-se mais dispostas e motivadas a se exercitar. A música tem o poder de criar um ambiente emocionalmente positivo, o que pode fazer com que a atividade física pareça menos cansativa e mais prazerosa.

Estudos científicos mostraram que a música com um ritmo rápido e uma batida constante pode aumentar a frequência cardíaca e a respiração, o que pode ser benéfico para exercícios de alta intensidade, como corrida ou levantamento de peso. Além disso, a música pode distrair a mente dos sentimentos de fadiga, permitindo que você se concentre mais na atividade em si e menos na sensação de cansaço.

Aumento da Capacidade de Atenção

Outro benefício da música durante o exercício é o aumento da capacidade de atenção. Muitas vezes, durante atividades repetitivas, como corrida em esteira ou ciclismo, nossa mente pode vagar e perder o foco. A música pode servir como uma espécie de estímulo constante, mantendo nossa mente envolvida na atividade física.

A escolha das músicas certas pode criar um ambiente mental positivo, ajudando a manter o foco e a concentração. Muitos atletas de alto desempenho utilizam a música como uma ferramenta para melhorar seu desempenho e manter a atenção durante treinos rigorosos.

Melhoria do Humor

A música também tem o poder de melhorar o humor das pessoas durante o exercício. Isso ocorre porque a música pode desencadear a liberação de neurotransmissores como a dopamina, que estão associados à sensação de felicidade e bem-estar. Quando nos sentimos bem durante o exercício, somos mais propensos a continuar e a desfrutar da atividade.

Aumento da Produção no Trabalho

A música não beneficia apenas a prática de exercícios físicos; ela também pode melhorar a produtividade no trabalho. Muitas empresas têm adotado a música como parte do ambiente de trabalho, pois ela pode aumentar a motivação e a concentração dos funcionários.

A música de fundo suave e instrumental, por exemplo, tem sido associada a um aumento na eficiência e na qualidade do trabalho. Ela pode ajudar a reduzir o estresse e criar um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, pode levar a uma maior produção.

A música tem o poder de transformar a experiência da prática de exercícios físicos. Ela pode elevar o espírito, aumentar a motivação, melhorar o humor e aumentar a capacidade de atenção. Além disso, a música não se limita apenas ao ambiente esportivo; ela também pode melhorar a produtividade no trabalho e em outras áreas da vida.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Benefícios da música para a saúde mental

Texto por: RedaWeb – Marketing Digital

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!