Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

EDM e trap: A ascensão de novos gêneros musicais

sabra-música-EMD-gêneros-trap-eletrônicas-cultura-music-sociais-artistas

A música é uma forma de expressão artística que está em constante evolução. Ao longo da história, vimos o surgimento de diversos gêneros musicais, cada um refletindo a cultura e os valores de sua época. Nas últimas décadas, dois gêneros musicais têm se destacado de forma significativa: o Electronic Dance Music (EDM) e o Trap. Esses estilos, caracterizados por suas batidas eletrônicas e influências variadas, conquistaram uma enorme base de fãs e se tornaram parte integrante da cena musical global.

O surgimento do EDM

O EDM, ou Electronic Dance Music, é um gênero musical que se originou no final do século XX, mas realmente decolou no início do século XXI. Ele é caracterizado por batidas eletrônicas pulsantes, sintetizadores complexos e uma ênfase na produção de alta qualidade. O estilo é frequentemente associado à cultura rave e festivais de música eletrônica, onde os DJs desempenham um papel central na criação de experiências sonoras inesquecíveis para o público.

Origens do EDM

As raízes do EDM remontam às primeiras experiências com música eletrônica no final dos anos 70 e início dos anos 80, quando surgiram os primeiros sintetizadores e sequenciadores eletrônicos. Artistas pioneiros como Kraftwerk, Giorgio Moroder e Jean-Michel Jarre exploraram os sons eletrônicos de maneiras inovadoras, pavimentando o caminho para o desenvolvimento do gênero.

Nas décadas seguintes, o acid house, o trance e o techno emergiram como subgêneros do EDM, cada um com suas próprias características únicas.

A popularização global

O EDM ganhou popularidade global no final dos anos 90 e início dos anos 2000, impulsionado por artistas como Daft Punk, The Chemical Brothers e Fatboy Slim. O surgimento da internet e das redes sociais possibilitou que músicas e festivais de EDM alcançassem públicos cada vez maiores, transcendendo fronteiras geográficas.

Festivais como o Tomorrowland, Ultra Music Festival e Electric Daisy Carnival atraíram multidões massivas e se tornaram ícones da cena EDM.

Características do EDM

Uma das características mais marcantes é a sua ênfase na produção eletrônica de alta qualidade. E as músicas são frequentemente compostas por builds e drops, que criam uma dinâmica intensa e emocionante na pista de dança. O gênero também é conhecido por sua diversidade, abrangendo estilos que vão desde o progressive house até o dubstep.

O Trap: Uma revolução sonora

Enquanto o EDM estava em ascensão, outro gênero musical começou a ganhar destaque: o Trap. Originário das ruas de Atlanta, nos Estados Unidos, o Trap é um gênero que combina elementos do hip-hop, da música eletrônica e do rap. Suas batidas pesadas, sintetizadores sombrios e letras muitas vezes relacionadas à vida nas ruas conquistaram uma audiência fervorosa.

Origens do trap

O Trap tem suas raízes no sul dos Estados Unidos, especialmente em Atlanta, onde artistas como Gucci Mane e T.I. foram pioneiros no gênero. As letras frequentemente abordam temas como a vida nas ruas, o sucesso, a luxúria e a ostentação. Além disso, incorpora elementos eletrônicos, como sintetizadores e efeitos de voz, criando uma fusão única de elementos musicais.

A produção musical do Trap é marcada pelo uso de 808s (um tipo de grave) e hi-hats rápidos, criando um groove característico e viciante.

A expansão do trap

O Trap não se limitou às fronteiras dos Estados Unidos. Com o advento das plataformas de streaming e das redes sociais, artistas de todo o mundo começaram a experimentar com o gênero, adicionando suas próprias influências culturais e estilos únicos. O Trap se tornou um fenômeno global, com artistas como Travis Scott, Future e Migos liderando o movimento e colaborando com músicos de diversos gêneros.

A ascensão do EDM e do Trap representa a evolução constante da música e a capacidade de gêneros emergentes de cativar e inspirar audiências ao redor do mundo. Afinal, a música é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e geográficas, e sua evolução é uma parte vital da nossa experiência humana.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Desenvolvimento sustentável no Brasil e parceria global

Conteúdo por: Agência de Conteúdo RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!