Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Aprender Música

Aprender Música-veterano-2022

Motivos para você aprender música ou algum instrumento

Música é arte. E como tal, ela permite expressar diversas emoções e se conectar com inúmeras outras pessoas que compartilham a paixão por produzir ou consumir conteúdo musical. Por isso, existem diversos benefícios de se aprender música ou um instrumento. Aqui estão 5 deles.

1 – Os aspectos mentais

Aprender música é um exercício que aprimora diversos aspectos mentais. Trabalhar com as informações necessárias para aprender algum instrumento é uma forma de estimular a memória.

Para crianças, esses benefícios são ainda mais fortes. Um instrumento, por exemplo, requer uma enorme coordenação motora. É necessária uma coordenação entre os movimentos das mãos, dos dedos, dos braços, dos olhos e de diversas partes do corpo que trabalham em conjunto para produzir a música.

Outro aspecto mental bem trabalhado pelo aprendizado musical é a concentração. Afinal, é preciso estar focado nos processos tanto de aprendizado como de produção.

2 – Os conceitos adjacentes

A música, por si só, já é um conceito bem importante, com diversos aspectos que beneficiam a mente de quem os pratica. Mas ela também traz conceitos adjacentes.

Por exemplo, a teoria musical tem certas semelhanças com a matemática. É preciso fazer a contagem das notas, dos ritmos e dos compassos, o que tem muita semelhança ao aspecto matemático.

Essa necessidade de compreensão e reconhecimento do texto musical também se reflete na facilidade de interpretação de outros textos, por exemplo. É uma forma de treinar esse aspecto sem nem mesmo perceber.

3 – Superando as dificuldades

Aprender música ou um instrumento não é fácil. É preciso investir tempo, esforço e ter muita paciência. Isso gera, especialmente nas crianças e nos adolescentes, uma barreira mais alta a frustrações, já que elas aprendem a persistirem diante das dificuldades.

Além disso, existe ainda o aspecto mais prático do aprendizado musical. Para aprender, é preciso se dedicar tanto aos estudos como ao treino, e essa necessidade de conciliar o aprendizado e a prática com o resto da vida cria oportunidades para assimilar conceitos muito importantes, como a própria organização e a disciplina.

Até mesmo o próprio instrumento pode ser uma forma de aprender conceitos importantes. Para que ele funcione, é preciso mantê-lo limpo, bem cuidado e organizado. O músico cuida de seu instrumento com muito carinho, e esse apreço contamina todos os aspectos da vida.

4 – A socialização e o trabalho em equipe

A música é uma atividade em conjunto. Como toda arte, seu principal objetivo é ter uma forma de se conectar com outras pessoas. Por isso, qualquer aprendizado musical é uma oportunidade de se socializar. Ele permite conhecer novas pessoas que compartilham da mesma paixão por aprender, e alcançar aqueles que têm um prazer em ouvir.

O aspecto social é complementado pela parte mais prática do aprendizado musical. Quem faz parte de uma banda, evidentemente, precisa trabalhar com os outros músicos para que o produto seja o melhor possível. A cooperação é essencial tanto para aprender como para produzir as músicas. Esse aprendizado se estende pela vida toda.

5 – É divertido e faz muito bem

Provavelmente, o aspecto mais importante do aprendizado musical é o quão bom ele é. É algo extremamente divertido e que cria ótimas sensações.

Uma delas é o sentimento de conquista, que surge por superar um desafio musical, que é ultrapassado depois de bastante esforço pessoal. A cada passo da jornada de aprendizado, são novos desafios e novas sensações de superação.

O mais importante é o benefício que a música traz para sua alma. Como uma forma de expressão, ele permite que o praticante se expresse da maneira que achar melhor. É uma ótima forma de combater problemas como o estresse e a ansiedade.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!