Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Quais são as melhores formas de guardar instrumento musical?

instrumentos-músicos-musical

Não importa o preço que pagamos em um instrumento musical. O tempo de uso e todo o nosso esforço de aprendizado está representado neste objeto, além de proporcionar a nós momento únicos de alegria e de descontração, e, em alguns casos, ser o nosso meio de sobrevivência.

Por estes e outros motivos, seja qual for o instrumento musical que você tenha, seja ele feito de madeira ou plástico, com sistema eletrônico integrado ou rústico, o armazenamento adequado deste instrumento representa a duração ainda maior de sua vida útil, além do vínculo afetivo que firmamos com nosso instrumento musical, para ele poder estar ao nosso lado o maior tempo possível, principalmente quando não temos recursos para comprar outro.

Guarde em um case

Muitos músicos e até alunos gostam de pendurar seus instrumentos, principalmente violões, violas e violinos, na parede de suas casas ou estúdio, deixando-o em exposição, como um artigo de decoração. No entanto, essa não é uma atitude recomendada, há não ser que você tenha aquele instrumento específico para este fim e que não seja de uso musical.

Os instrumentos musicais, principalmente os que são produzidos com madeira, sofrem com alterações de temperatura, umidade, acúmulo de poeira e outros fatores naturais que podem danificar o instrumento, alterando sua sonoridade ou fazendo com que o mesmo perca sua capacidade de afinação, deixando-o suscetível a não “segurar” a afinação, o que pode se tornar um transtorno para o músico na execução de uma música ou para o aluno no momento do aprendizado. No caso de instrumentos eletrônicos como teclados, baterias digitais, etc.

Devem ser guardados em locais onde não há umidade e ventilado, pois, pode haver a danificação dos circuitos eletrônicos desses instrumentos, causando problemas ao músico ou ao aluno. Para as percussões, vale as mesmas recomendações.

Evite lugares altos e apoios inadequados

Outro erro de muitos músicos é armazenarem seus instrumentos em locais de altura elevada. Além de causar riscos para o próprio músico, pois, os instrumentos podem acabar caindo sobre eles, há o risco para a destruição do instrumento em uma possível queda, o que, pode resultar, mesmo estando dentro da case, em uma dor de cabeça muito grande para o músico ou estudante, pois, o sentimento de ter um instrumento musical quebrado é dilacerador, além do gasto para consertá-lo, e, dependendo do caso, adquirir outro instrumento de qualidade, pode ser algo um pouco caro, dependendo da condição financeira do músico.

Outro ponto muito importante são as formas de guardar o instrumento. Apoios inadequados, principalmente para instrumentos de cordas e teclas podem resultar na perca do instrumento ou extravio de cordas e teclas.

Nos violões, o apoio inadequado causa problemas no braço do instrumento, empenando-o, o que causa uma incapacidade do instrumento de permanecer afinado, além de elevar a altura das cordas em relação ao braço, dificultando a execução ou estudo do instrumento.

Portanto, essas foram as nossas dicas para armazenamento de instrumentos musicais. Nada melhor para um músico ou estudante de música que ter seu instrumento sempre à mão, com qualidade e sonoridade adequado, e o armazenamento adequado é a peça chave para manter a vida útil e a qualidade de som do instrumento.

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA NOSSA VIDA.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!