A composição de uma orquestra é bastante complexa. Para dar som às composições mais famosas do mundo, diversos músicos, instrumentos e regras são levados em consideração, a fim de que tudo saia perfeito. Às orquestras completas, dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas, que geralmente são compostas por musicistas muito experientes e que estudam para essa finalidade.
Um dos principais destaques de uma orquestra, sem dúvida, é a quantidade de artistas no palco e de instrumentos musicais diversos, que muitas vezes nem conhecemos a função. Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, e em alguns casos mais de cem, embora em atuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida.
Por haver sempre a necessidade de músicos presentes para a apresentação, muitos são contratados para substituir os artistas fixos, em casos de problemas que possam ocorrer. Geralmente, estes músicos são freelancers, que também podem ser contratados para tocar instrumentos que não compõe o conjunto oficial, como por exemplo, um harpista ou um saxofonista.
Como funciona a organização dos músicos e dos instrumentos?
Uma orquestra sinfônica é composta por cinco classes de instrumentos, que são responsáveis por distribuir os grupos de músicos. São elas:
• Cordas: Incluem os instrumentos de cordas, como violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas.
• Madeiras: Incluem os instrumentos compostos por madeira, como flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes, entre outros.
• Metais: Instrumentos de metal, como trompetes, trombones, trompas, tubas.
• Instrumentos de Percussão: Tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão sinfônico, pandeiratas, gongos etc.
• Instrumentos de Teclas: Piano, cravo e órgão.
Dentro dessa divisão, há uma hierarquia que determina os grupos de músicos que atuarão juntos, seus posicionamentos físicos no palco, a quem seguir, entre outros detalhes. Assim, cada grupo de instrumentos possui um solista ou principal, que será o protagonista e se apresentará nos momentos solo.
Nas cordas, há a subdivisão entre os violinos: primeiros violinos e segundos violinos. Nos metais, o trompetista é o líder, enquanto nas madeiras esse papel cabe ao primeiro flautista.
Os principais instrumentos
Sem os instrumentos corretos, a orquestra não consegue atingir a plenitude musical que necessita para reproduzir suas obras.
Violino
O violino, sem dúvidas é um dos principais e mais notados dentro de uma orquestra. Classificado como instrumento de cordas friccionadas é o mais agudo dos instrumentos da família das cordas, o que corresponde ao soprano na voz humana. O som produzido é transmitido ao corpo oco do violino, caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo do violino, abaixo do lado direito do cavalete.
Violoncelo
Composto por quatro cordas, esse é o segundo maior instrumento da família de instrumentos de arco. É tocado por um arco e devido ao seu tamanho, deve ser apoiado ao chão por meio de um espigão, que é uma haste de metal localizada em sua extremidade. O músico fica sentado com o instrumento em meio às pernas.
Saxofone
O saxofone pertence à família das madeiras. Tem um som singular, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, sendo bastante completo e proporcionando um som diferenciado para a composição. Além disso, seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.
Gostou deste artigo?
Leia também: Quais instrumentos fazem parte de uma orquestra?
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr