Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Clássicos da literatura que você pode ler de graça

livro-clássico-literatura-ler

Você, muito provavelmente, já deve ter visto pela internet afora listas e mais listas de clássicos da literatura que são indispensáveis. Ou seja, você realmente precisa (e deve ler) ao menos uma vez na vida.

Uma boa notícia é que muitos deles estão disponíveis gratuitamente, de maneira 100% online. Isso mesmo, você não precisa pagar nada para ter acesso a um mundo de histórias incríveis, na palma das suas mãos (ou ao alcance dos olhos).

Quer descobrir alguns destes títulos e começar a lê-los hoje mesmo? Então, confira nosso artigo a seguir!

O que é domínio público?

Bem, se você já ouviu falar em direitos autorais, deve ter uma vaga ideia de que muitos filmes, livros, músicas, entre outros trabalhos não podem ser reproduzidos de maneira livre, ou seja, sem o pagamento do que é cabível a seus autores ou detentores de tais direitos.

No entanto, após um determinado período (70 anos, no caso do Brasil), essas obras tornam-se “domínio público”, tendo sua reprodução liberada. Os livros que citaremos aqui são um belo exemplo dessa ação, já que são totalmente gratuitos e estão disponíveis para que você os leia sem problemas.

Com isso em mente, vamos à nossa lista!

Para começar a ler hoje mesmo!

Querendo ler um bom clássico da literatura brasileira e mundial? Então, fique de olho nessas obras gratuitas:

    1. Dom Casmurro – Machado de Assis

Bentinho, o narrador desta história, acredita piamente que foi traído por seu grande amor de infância (e atual esposa) Capitu. Para piorar, a traição teria ocorrido com seu melhor amigo. Mas, será essa traição real ou apenas fruto de delírio do protagonista?

É o que descobrimos ao ler um dos maiores clássicos da literatura, publicado pela primeira vez em 1900 e disponível para todos que quiserem ler na internet.

    1. Macunaíma – Mario de Andrade

Macunaíma conta a história de um herói em busca de um amuleto mágico dado pelos deuses, que ele perdeu ao transgredir seus costumes culturais.

Um drama com toques de comédia e muita tensão.

    1. A Divina Comédia – Dante Alighieri

Uma visão panorâmica do céu, inferno e purgatório inventada em pleno século 14. Um clássico acima de qualquer outro e leitura obrigatória para quem deseja entender mais sobre narrativas e escrita.

    1. Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente

Uma alegoria extremamente complexa, apresentada pela primeira vez em 1517. Conhecida como a primeira parte da “trilogia das barcas”, esse clássico fala sobre moralidade e corrupção em meio a sociedade portuguesa do século XVI.

    1. Livro do Desassossego – Fernando Pessoa

Um dos maiores poetas e escritores de língua portuguesa, Fernando Pessoa fala através de um de seus diversos heterônimos: Bernardo Soares. O livro é composto de centenas de fragmentos de textos do autor, dos quais apenas 12 foram realmente publicados.

Um clássico para ler, reler e aprender muito sobre literatura e linguagem.

Se você se interessou por um ou mais livros citados aqui, basta fazer uma breve busca online e aproveitar seu tempo livre com o que há de melhor na literatura brasileira e mundial.

Hábito da leitura

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!