Saiba como a literatura está relacionada com o conceito de diversidade cultural

O conceito de diversidade cultural nasceu para englobar as particularidades de comportamentos e expressões culturais de diferentes grupos, como sua linguagem, política, literatura, costumes, modos de se vestir, entre outros aspectos.
Muitas vezes, o termo é utilizado para se referir a diferentes países, mas não é novidade que só no Brasil já é possível distinguir diversos grupos que se identificam por suas particularidades e costumes.

A literatura como comunicadora cultural

A literatura é uma forma de expressão artística que contribui para o enriquecimento intelectual e desenvolve o senso interpretativo e crítico do leitor. É um meio de comunicação social utilizado para o desenvolvimento e transmissão de ideias, além de ser uma forma de registrar na história a cultura de uma comunidade e de sua época. Desenvolver literatura é analisar e comunicar a cultura de um grupo, de forma que ela seja conhecida em outras formações de aglomerados culturais. Dessa forma, a produção literária de cada grupo terá indícios do meio em que está inserido e de como se configura sua realidade social na época em que ela é produzida.

Um exemplo conhecido por sua curiosidade e pesquisa sobre a diversidade cultural é o célebre autor José de Alencar, que dedicou suas obras ao nacionalismo e explorou os cenários brasileiros de forma a compreender suas diferenças, assim como as diferenças dos indivíduos de sua época. Em seus livros, ele aponta as distintas fases que constituíram e transformaram a cultura no Brasil, levando à tona temas como a memória de mitos pelos povos indígenas e a da pátria deixada para trás, no caso dos europeus. Ele também explora a chegada europeia em terras indígenas e a forma como trataram os nativos da terra nova, relacionando as diferenças entre os dois povos com a batalha cultural que divide a população em grupos.

A representação cultural na literatura

É mais fácil perceber a relação da literatura com a diversidade cultural quando tornamos as nossas próprias experiências em exemplos: Quantas vezes a descrição do cenário de uma história te levou a imaginar o lugar onde ela se passa em suas cores e detalhes? Ou ainda, quantas vezes você já se pegou pensando em como se comportaria caso estivesse passando pelo mesmo dilema que o protagonista do seu livro, colocando-se no lugar dele naquela situação?

Provavelmente você já se deparou com a descrição de costumes muito distintos dos seus, apontando um modo diferente de como levar a vida em um determinado lugar. Se você não mora no nordeste do Brasil e já leu alguma obra de Ariano Suassuna, percebeu particularidades no tipo de linguagem utilizada pelas personagens e deve até ter lido partes do livro com sotaque característico da região.

Independente do tipo de narrativa escolhida pelo autor, a literatura sempre busca inspiração em pessoas e ambientes reais, nos permitindo o contato com lugares e costumes que nem sempre chegaríamos a conhecer caso não tivéssemos acesso àquela história. Por meio da literatura, diversos grupos culturais ganham voz e mostram ao mundo sua realidade, fazendo-se presente na história.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Como a identidade cultural está relacionada com os grupos sociais?