Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Qual a maior orquestra do mundo?

orquestra-músicos-país

Recentemente o Guinness Book outorgou a Venezuela o título de maior orquestra sinfônica do mundo. Nosso vizinho latino americano superou a Rússia, país que atualmente detinha o título, em ocasião do evento ocorrido em 2019 onde foram reunidos 8.097 músicos para executar o Hino Nacional Russo na cidade de São Petersburgo.

Para o feito, o Sistema Nacional de Orquestras Simón Bolívar, mais comumente conhecido como “El Sistena”, reuniu 12 mil músicos e coristas na sede da Academia Militar da Venezuela, em Caracas, capital do país, no dia 13 de novembro de2020. A música escolhida para a quebra do recorde foi a Marcha Eslava composta em 1876 por Piort Ilitch Tchaikovsky. A regência ficou a cargo de Andrés Ascanio, de 34 anos.

No local, o Guinness World Record selecionou uma equipe de ao menos 300 fiscais para o acompanhamento da orquestra e para o posterior anúncio da quebra do recorde. Ao entregar o título, a encarregada de confirmar o veredicto disse: “Posso confirmar que esta tentativa foi bem sucedida. Parabéns! Guinness World Record como a maior orquestra, vocês são oficialmente assombrosos!”.

Serguei Melik-Bagdasarov, embaixador russo na Venezuela, deu os parabéns a orquestra e disse que foi uma vitória digna: “Sabemos todos que o recorde anterior pertencia à Rússia. Agora o feito é seu, mas compartilhamos esta vitória com prazer”, disse o diplomata em declaração à TV.

Além da peça principal, outras obras tradicionais venezuelanas foram executadas pelo o grupo, cada uma com uma regência diferente, oriunda de estados diferentes. O repertório contou com clássicos como Venezuela, Alma Llanera, além do Hino Nacional Venezualano, regido por um jovem diretor de apenas 17 anos de idade chamado Diego Luzardo.

Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis

O modelo de sucesso criado em 1975 pelo maestro venezuelano José Antonio Abreu prevê que tanto o poder público quanto o privado financie o sistema a fim de que crianças e jovens tenham acesso à educação musical básica, que vislumbrem um futuro e uma carreira no meio artístico e se insiram, de fato, como cidadãos na vida social do país.

Nesse sistema, mais de 1 milhão de alunos são contemplados com aulas e instrumentos gratuitos por todo o país, em mais de 443 núcleos regionais e bem espalhados. Hoje em dia, diversos outros países se espelham nesse modelo para replicar e ampliar o ensino democrático de música ao redor do mundo.

Para compreender a dimensão do Sistema, basta lembrar que dessa iniciativa saíram nomes de renome internacional para a música, tais como o diretor musical da Filarmônica de Los Angeles e da Ópera de Paris, Gustavo Dudamel, que inclusive mandou suas saudações via vídeo postado por meio das redes sociais, Natalia Luis-Bassa, Diretora Musical da Wellington College Symphony Orchestra em Berkshire e Maestrina Convidada Principal da Orquestra da Universidade de Oxford, e Edward Pulgar , Segundo Violino Principal da Orquestra Sinfônica de Knoxville e membro do Quarteto de Cordas Principal da Sinfônica de Knoxville.

Quer saber muito mais sobre esse e diversos outros temas? Acesse nosso site e receba todo o nosso conteúdo em primeira mão!

Patrimônio material: saiba o que diz a legislação brasileira


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!