Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Edição de manuscritos musicais: conheça esse projeto da SABRA

edição-manuscritos-musicais

Muito se falam dos benefícios da música nos mais diferentes quesitos da vida humana, em qualquer idade. Seja para a questão de promover o equilíbrio, bem-estar e a capacidade de manifestar sensações e externalizar sentimentos, a música marca forte presença na sociedade em diversas situações.

Nesse contexto, o estudo sobre a música e seus compositores, principalmente os brasileiros, em seus mais diferentes contextos e o seu papel no desenvolvimento do país se mostra de grande relevância, seja para o crescimento e enriquecimento intelectual e cultural da população.

Por mais conhecimento artístico

O acesso à música, portanto, traz tantas consequências positivas para as pessoas que está até na lei brasileira. É isso mesmo. Em 23 de dezembro de 1991 uma política pública nacional de incentivo à cultura foi viabilizada pela Lei Federal nº 8.313, a conhecida Lei Rouanet.

O documento visa o desenvolvimento e patrocínio a iniciativas culturais relacionadas ao teatro, artes visuais, publicação de livros e, inclusive, à gravação de músicas.

Benefícios que vão além do lazer musical

E é justamente considerando essa importância da música na vivência do ser humano e nos mais diversos ambientes que ele frequenta é que surgiu o Projeto Edição de Manuscritos Musicais em 1999, pelo maestro Márcio Miranda Pontes, então presidente da Sociedade Artística Brasileira (Sabra), que na época era também professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Trata-se de uma rica iniciativa que se baseia em um profundo e intenso trabalho minucioso de pesquisa a respeito de músicas de compositores brasileiros do Estado de Minas Gerais, no período do século XVIII ao XIX.

É uma forma de resgate à cultura da região por meio das músicas compostas naquela época, o que, além dos inúmeros benefícios, também contribuiu para o entendimento de outros aspectos da época, sejam eles políticos, econômicos, entre outros.

Publicação e divulgação gratuita de obras para difundir a música brasileira

Com o passar dos anos e o dedicado empenho de se estudar a música, o projeto já restaurou e publicou uma série de edições musicais. Na prática, o trabalho se dá a partir de impressão de partituras, partes instrumentais e reduções para canto e piano.

Após finalizar esta etapa resultante da pesquisa, o próximo passo é a distribuição do material para determinadas instituições relacionadas, tais como Bibliotecas Públicas, Orquestras, Bandas, Corais, Escolas de Música, além de deixar disponível na internet, mais especificamente no site da International Music Score Library Project e no site da Sabra, em formato PDF, que facilita o acesso. Vale ressaltar que esta distribuição é totalmente gratuita.

Diante dos benefícios que favorecem a comunidade como um todo nas mais diferentes questões da vida, este banco de dados que proporciona o fácil acesso às diversas obras já conta com 375 manuscritos de um total de 76 compositores.

Se você é musicólogo, historiador ou qualquer outro profissional relacionado ou apenas um grande apreciador deste tipo de obra de arte, mergulhe nesse rico acervo e se beneficie de tudo o que a música brasileira, mais especificamente na região de Minas Gerais, tem de melhor a oferecer para o Brasil inteiro.

Conheça obras editadas em: https://www.sabra.org.br/site/patrimoniohistorico/edicao-de-manuscritos-musicais/


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!