Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como era a música popular no Brasil do século XIX?

música-popular-brasil-século

Quando se fala em música popular brasileira logo alguns nomes comuns são lembrados como Elis, Caetano e Milton Nascimento. No entanto, a trajetória da música popular no Brasil passou por muitas fases e por diversos artistas que deixaram uma marca muito positiva e histórica no país.

Além da miscigenação de povos, o Brasil possui uma vasta mistura musical. O samba, o sertanejo, o forró, a bossa nova entre outros ritmos regionais que resistem em cada canto do país até hoje.

Contexto do século XIX

O século XIX compreende o período entre 1801 e 1900. Foi uma época marcada por grandes acontecimentos e mudanças políticas, sociais, artísticas e econômicas no Brasil sendo um reflexo do que estava acontecendo no mundo todo.

Logo no início do século, em 1808, a família real portuguesa chega ao país. A Proclamação da República do Brasil ocorreu poucos anos depois em 1822 iniciando o Período Imperial do país. Reações políticas contrárias ao Imperador despontaram em várias regiões, como movimentos separatistas e revoltas.

Mundialmente, filósofos e pensadores foram responsáveis por desenvolver teorias e reflexões que alterariam os padrões de sociedade. Enquanto o desenvolvimento das artes seguia seu fluxo mais criativo e inovador sem entraves, surgindo movimentos importantes como o Realismo, Naturalismo, Romantismo, Impressionismo, Simbolismo e Parnasianismo.

A música popular no Brasil do século XIX

A música sempre fez parte da rotina dos povos nativos brasileiros. Mas, foi com a chegada de pessoas de diversas origens e culturas que a música brasileira se tornou muito rica.

O colonizador português introduziu os instrumentos como tambor, pandeiro, violão, viola e cavaquinho. Instrumentos que são elementos de identidade musical, principalmente no samba. No século XVII, foram introduzidos instrumentos mais sofisticados como o piano, entretanto ainda eram restritos apenas às famílias mais nobres.

As danças e ritmos do som africano com atabaques, cuíca e tambor foram decisivos para as manifestações da música popular brasileira.

Outras influências também foram recebidas dos franceses. As tradicionais quadrilhas comuns às comemorações de São João no Brasil são uma alegoria da dança em pares realizada pela corte francesa.

Considerando tudo isso, destacaram-se dois principais estilos na música popular do Brasil no século XIX, conforme veremos a seguir:

Gênero Lundu

O lundu é proveniente da manifestação do povo africano. Segundo Uliana D. Campos Ferlim, mestre em História Social e Cultura, é difícil conceituar o lundu, mas ele faz referência às danças e batuque dos negros que se transformou em ‘lundu-canção’ no fim do século XVIII. Constituiu-se como uma canção urbana muito relevante para o século XIX. Conseguiu chegar ao gosto da elite brasileira devido sua associação aos temas humorísticos que a própria classe nobre realizou dentro desse estilo.

Gênero Modinha

A modinha tem como seu tema principal o romantismo e o amor. Sua composição denuncia sua origem erudita europeia de acordo com Uliana D. Campos Ferlim, mestre em História Social e Cultura, fontes literárias e históricas apontam Domingos Caldas Barbosa, um mulato brasileiro, como o responsável por levar esse estilo à corte imperial. No século XIX a modinha ganhou os salões imperiais, mas foi nas ruas que fez sua fama e popularidade, caindo no gosto da população.

A música ajuda no desenvolvimento do cérebro?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!