Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância do acesso à arte nas comunidades carentes

acesso-artes-carentes-comunidades

Mais que transformar vidas, a arte dá um sentido para elas. Afinal, estamos falando de uma expressão única do ser humano, que tem capacidade de enxergar a beleza no abstrato. Entender a importância do acesso à arte nas comunidades carentes é um dos principais passos para mudar o mundo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contudo, mostram a contramão que o país ainda vive: entre 2014 a 2018, o percentual de profissionais no regime CLT na área da cultura caiu de 45% para 34%.

Os efeitos da pandemia agravaram ainda mais o acesso daqueles que têm poucas oportunidades. Porém, vários projetos sociais e situações diversificadas no país ajudam a entender a importância do tema.

Na sequência, abordamos porque é importante o acesso à arte nas comunidades carentes – e como podemos mudar a realidade.

Diminui-se o risco de vulnerabilidade

Assim como outros mecanismos – esporte, educação e ensino, geração de emprego e renda – a arte é uma forma de diminuir a vulnerabilidade dos jovens, principalmente a incidência daqueles que seguem a vida no crime.

Isso porque a arte dá suporte e base para um olhar mais crítico perante a sociedade, sem deixar de ser um ator dela. Ou seja, por meio da música, pintura, grafite e outras expressões, as comunidades carentes saem de uma posição passiva, tornando-se protagonista em vários aspectos sociais.

O melhor exemplo é o rap: a voz do subúrbio permitiu que o grito que antes era restrito às comunidades, tornasse-se um hino de luta pelos direitos. Não à toa, é um dos gêneros musicais que mais cresce (entre todas as classes) e tira os jovens da criminalidade.

Acesso a cultura é um direito de todos

“O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”, pontua o Artigo 215 da Constituição Brasileira.

Ou seja: mais que importante, o acesso à arte é constitucional, direito garantido pelo Estado. Por quê? Justamente pelo seu papel transformador, principalmente naqueles que não tem subsídios para, por exemplo, visitar uma sala de cinema.

Não à toa, os parágrafos e incisos do Art. 215 falam justamente sobre isso. Em um país multiétnico e cultural, é preciso que a comunidade carente participe efetivamente do processo de construção de uma identidade artística própria da nossa nação.

Arte como processo educacional

E, é claro: a arte precisa ter um papel enraizado no processo educacional. Afinal, estamos falando de um conceito que originou, por exemplo, diversos ramos filosóficos, a partir do pensamento abstrato – algo tão importante quanto a Matemática e a Língua Portuguesa.

Permitir que as pessoas possam se expressar artisticamente em locais que demandam de atenção, como comunidades carentes, é ampliar o acesso à educação de qualidade, ao conhecimento artístico e, claro, à profissionalização da arte por seus atores.

Garantia é um dever de todos

Mas, afinal, além da importância do acesso à arte nas comunidades carentes, como garantir que elas aconteçam? Em resumo, é um dever de todos. As medidas adotadas podem ser de:

– Cobrar o poder público no incentivo e alíquotas disponíveis às comunidades carentes, com ênfase na arte;

– O incentivo a projetos e programas sociais que tenham esses vieses;

– Ampliar acesso a empresas, organizações e pessoas físicas que possam aplicar seus ideais por meio de recursos que já existem, como a Lei Rouanet.

Assim, todos ganham: comunidades carentes, a sociedade em geral, a classe artística, e, claro, a riqueza cultural de um país diversificado e com muito potencial.

Comunidades sustentáveis – os pilares para o desenvolvimento


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!