Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios de ouvir música clássica

música-clássica-ouvir-estudo

A música clássica é uma herança de épocas passadas que ainda persiste em nossa cultura, pelo seu imensurável valor artístico. Contudo, além de sua qualidade estética, você sabia que a música clássica também possui diversos benefícios para os seus ouvintes, tanto físicos, quanto mentais?

De fato, diversos estudos apontam efeitos positivos para o ato de ouvir música clássica, como por exemplo aumentar a disposição e a produtividade.

Neste texto, juntamos 7 benefícios de ouvir música clássica que você provavelmente não sabia!

1 – Memória

De acordo com estudo de 2015 realizado por seis pesquisadores da Sapienza Università di Roma, ouvir a música de Mozart estimula mudanças positivas na atividade cerebral.

No experimento, a música clássica do lendário compositor estimulou atividade cerebral ligada à memória em jovens adultos e idosos.

O curioso do estudo, porém, é que esses resultados foram registrados com a música “L’allegro con spirito”, de Mozart, mas não houve registro de mudança significativa na atividade cerebral com “Fur Elise”, de Beethoven!

2 – Pressão arterial

Ouvir música clássica contribui para a redução da pressão arterial, diz estudo de 2004 da Universidade de Oxford.

A pesquisa envolveu expor participantes a diferentes tipos de música, como pop, eletrônico, rap e clássica.

O resultado registrado foi uma diminuição da pressão arterial apenas neste último estilo, ao passo que os demais gêneros acabaram aumentando a pressão dos participantes.

3 – Estresse

A música clássica pode ajudar a combater o estresse de seus ouvintes, segundo pesquisa publicada em 2008.

Realizado na Universidade Médica de Kaohsiung, em Taiwan, o estudo provou que ouvir música clássica tem a capacidade de aliviar o estresse em mulheres grávidas.

Para os cientistas, isso se dá por conta de o andamento da música clássica ser parecido com o da batida do coração humano.

4 – Depressão

Os sintomas da depressão podem ser aliviados ouvindo música clássica, conforme as conclusões de um estudo realizado pela Universidade Autónoma Benito Juarez de Oaxaca, no México.

Esse é apenas um dos vários estudos que comprovam que a música clássica ajuda no tratamento da depressão.

5 – Dores corporais

Alguns estudos já demonstraram que ouvir música clássica pode ajudar no alívio de dores corporais.

Um desses estudos foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Brunel, em Londres. De acordo com os cientistas, pacientes em pós-cirurgia que ouviram música clássica durante a recuperação fizeram menor uso de medicação para dor.

6 – Sono

Você tem problemas para pegar no sono? Ouvir música clássica pode ser uma forma de lidar com isso.

Em um estudo realizado em 2005 pela Universidade de Case Western Reserve, nos Estados Unidos, pesquisadores concluíram, a partir de um experimento com pessoas com níveis de insônia, que ouvir música clássica por cerca de quarenta e cinco minutos antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono.

7 – Produtividade

Outro benefício cientificamente comprovado da música clássica é o aumento da produtividade.

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, demonstraram em 2009 que ouvir música clássica barroca tem a capacidade de melhorar a vida profissional de radiologistas, potencialmente dando aos seus diagnósticos mais eficiência e precisão.

Cultura do consumo


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!