Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios da música na gestação

música-bebê-desenvolve-gestação-saúde

Ouvir música só traz benefícios para a saúde e bem-estar como um todo para qualquer pessoa. E quando se trata de gestantes, essa questão de amplia de forma bastante significativa na saúde física e psicológica tanto do bebê como para a mãe, contribuindo assim para uma gestação tranquila.

Considerando que o bebê desenvolve os sentidos ainda dentro do útero, principalmente a audição, as músicas que ele ouve mesmo antes de nascer já trazem benefícios para o seu bem-estar. Nesse contexto, as técnicas da musicoterapia são indicadas para que a exposição aos sons seja feita de maneira e na intensidade corretas.

Quer conhecer mais benefícios da música durante a gestação? Então, confira alguns dos principais ganhos que se pode usufruir com esta forma de arte que faz muito bem para a saúde de modo geral. Confira abaixo:

Auxilia no desenvolvimento cerebral da criança

A audição é o primeiro sentido a ser desenvolvido pelo feto. Sendo assim, já no início da gestação é possível fazer o uso das músicas para estimular o desenvolvimento do bebê, trazer conforto e se beneficiar de tudo o que ela pode oferecer. Visto isso, estudos mostram que os bebês que são expostos a músicas apresentam mais atividades cerebrais.

Traz conforto e acalma o bebê após o nascimento

Se durante a gestação o bebê ouve determinadas músicas e, após o seu nascimento, continua ouvindo, é possível que ele identifique os sons, o que gera conforto, segurança e bem-estar. Uma situação que ajuda muito na adaptação do bebê ao seu lar, à rotina, aos pais e demais fatores envolvidos na sua vida que está se formando.

Contribuiu na criação de vínculos

A música tem o poder de fortalecer a comunicação entre pais e bebê, principalmente quando os pais cantam para os filhos. A identificação da voz e do seu tom tranquilizam o bebê. Ademais, com o tempo e o crescimento da criança, a mesma passará a aprender e a cantar junto com os pais, criando vínculos e gerando importantes momentos de interação e convivência familiar.
Ajuda na saúde mental da mulher

De maneira geral, a música tem forte influência nas questões emocionais, auxiliando no combate, prevenção e tratamento de depressão, insônia, ansiedade e outras questões relacionadas à saúde mental. Sendo assim, as gestantes podem contar com a contribuição das músicas para controlar os possíveis sintomas, preocupações e outros fatores relacionadas ao período gestacional.

Música para melhorar a vida

Além de contribuir de modo muito efetivo para a qualidade da gestação, para o bem-estar da mãe e do bebê, a música também pode auxiliar em outras diversas questões da nossa vida. Nesse contexto, a a Sociedade Artística Brasileira faz o bom uso das artes, especialmente a música, para promover atividades para crianças e adolescentes de comunidades carentes das regiões de Belo Horizonte e Betim.

A instituição trabalha em prol do desenvolvimento dos participantes como um todo, no sentido de inclusão e integração na sociedade. Dentre as atividades, estão corais e orquestras, por exemplo. Acesse nosso site, entre em contato e conheça nossa equipe e nossos serviços.

Bebê – falar ou cantar?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!