Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas de canções natalinas que você precisa conhecer

natalina-música-natal-canções-clássica-mundo-canção

O Natal está quase aí e, com o clima especial no ar, é mais que normal começar a se preparar para essa data de diversas formas: decorando a casa, escolhendo presentes, enviando cartões e, claro, montando uma playlist.

Nada melhor do que se aquecer ouvindo as melhores músicas feitas especialmente para essa data. E para te ajudar nisso, criamos uma lista com dicas de canções natalinas que, se você ainda não conhece, precisa conhecer:

Canções clássicas natalinas

Embora exista uma infinidade de músicas natalinas lançadas nas mais diversas épocas e nos mais diferenciados ritmos e estilos musicais, algumas canções são clássicas e indispensáveis para quem quer caprichar na hora de montar a playlist de Natal.

São elas:

We Wish You a Merry Christmas

Uma das canções natalinas mais clássicas e conhecidas em todo mundo, We Wish You a Merry Christmas não tem origens bem definidas, mas faz parte das músicas favoritas para a época desde o século XVI.

O que sabemos é que a canção se tornou uma tradição natalina quando músicos, na Inglaterra, cantavam-na na porta das casas, em bairros abastados, em troca de comida. Assim, com o passar do tempo, se tornou uma das queridinhas do Natal e, além de estar presente em diversas produções audiovisuais, está também na boca do povo.

Santa Claus is Coming To Town – Eddie Cantor

É impossível falar de canções natalinas sem uma clássica “música de Papai Noel”, como é conhecida a música Santa Claus is Coming To Town.

A canção é tão famosa que já foi regravada por diversos artistas, como Bon Jovi, Michael Bublé, The Jackson 5, Justin Bieber, Bruce Springsteen e Mariah Carey, e tem até uma versão em português, conhecida como Vem Chegando o Natal, na voz da cantora gospel Aline Barros.

Happy Xmas (War is Over) – John Lennon

Happy Xmas não é somente uma canção natalina, como também um grande apelo pela paz mundial feito por John Lennon, em 1971. Ao longo do tempo, ela se tornou uma reflexão necessária sobre o que precisamos mudar em nós e no mundo para alcançar a paz.

No Brasil, em 1995, a canção foi gravada em português pela cantora Simone, e se tornou um clássico também por aqui, conhecida pelo nome Então é Natal.

Jingle Bells – James Lord Pierpont

Sem sombra de dúvidas é a música natalina mais famosa do mundo e não pode faltar em nenhuma playlist de Natal.

Gravada em 1857, a canção tem sua versão nos mais diversos idiomas, incluindo o português. Aqui no Brasil, você deve conhecê-la como Sino de Belém, adaptação que conta com uma pegada mais cristã que a da música original, mas que também é bastante famosa no país.

Canções natalinas brasileiras

O Brasil também tem suas canções natalinas famosas que você precisa conhecer e acrescentar a sua playlist para a grande noite:

Boas festas – Assis Valente

Com certeza você já ouviu aquela frase que diz “Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel…”, pois saiba que ela faz parte de uma das canções natalinas brasileiras mais queridas por aqui. Escrita em 1993 pelo ilustrador e compositor Assis Valente, é sucesso até hoje.

Natal Todo Dia – Roupa Nova

O Roupa Nova, um dos grupos mais queridos do Brasil, gravou em 2007 um álbum inteiro de regravações de músicas natalinas, mas foi a original Natal Todo Dia que se tornou destaque e grande queridinha do público. Vale a pena conhecer.

Natal Pop

Além dos grandes clássicos natalinos que atravessaram gerações, o mundo do pop não poderia deixar de dar sua contribuição para a playlist especial dessa época:

Jingle Bell Rock – Bobby Helms

Embora tenha sido gravada na década de 1950 por Bobby Helms e se tornado um clássico desde então, regravada por diversos outros artistas, a música se tornou queridinha do universo pop em 2004, após ganhar uma versão especial no filme Meninas Malvadas, com direito a coreografia encenada por Lindsay Lohan e Rachel McAdams.

All I Want For Christmas is You – Mariah Carey

Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar o grande hino pop das canções natalinas: All I Want For Christmas is You, de Mariah Carey.

Lançada em 1994, a música se tornou um dos hinos mais famosos do Natal em todo mundo e, nessa época do ano, é sempre uma das mais tocadas nas plataformas de música.

Gostou da nossa lista? Em nosso blog você encontra tudo sobre música e cultura. Vem conferir!

Músicas famosas


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!