Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como ser músico de orquestra?

orquestra-músico-instrumentista

Uma orquestra reúne os maiores instrumentistas do país. São as pessoas que dominam um determinado instrumento musical e com ele são capazes de transmitir sentimentos complexos que encantam o público.

É a pessoa que domina a teoria musical, possui um vasto repertório de clássicos da música erudita e até mesmo de outros gêneros, para ter a habilidade de executar uma partitura orientada por um maestro altamente qualificado.

Mas você sabe o que é necessário para se tornar um músico de orquestra? Venha conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema!

O que é e quais tipos de orquestras existem?

Uma orquestra é um grupo de artistas musicais que possuem grande habilidade com instrumentos quando falamos na reprodução de música erudita, principalmente, mas não somente.

Existem basicamente três tipos de orquestra, e em cada uma delas há um processo de seleção diferente.

As orquestras sinfônicas são, na maioria das vezes, de iniciativa pública, com o objetivo de reunir os melhores instrumentistas de uma região para demonstrar o poder que aquela área possui dentro da música. Dessa forma, é um processo altamente rigoroso.

Do outro lado, temos as orquestras filarmônicas, que são constituídas pela iniciativa privada, reunindo pessoas que possuem essa prática mais como um hobbie, ou até mesmo como uma preparação para tentar uma vaga nas sinfônicas.

Paralela a essas duas categorias, há a orquestra de câmera, que se apresenta em lugares fechados e mais reservados, de modo que o número de integrantes é menor, exigindo a máxima qualificação profissional.

É preciso ser formado em música?

Não! Saiba que não é de praxe cobrar uma formação em um processo seletivo para orquestras. O que mais conta é a dedicação do candidato e a sua habilidade dentro dos instrumentos que compõem o grupo.

Dessa forma, os músicos que conseguem destaque suficiente para uma dessas vagas disputadíssimas, são os que possuem esse como um dos maiores objetivos de vida, dedicando-se a horas de estudos musicais, prática do instrumento e construção de repertório.

Quais são os pré-requisitos para ser músico de orquestra?

Dependendo do grupo que você pretende fazer parte, pode ser que não precise nem mesmo de um instrumento próprio. No entanto, para vaga é preciso prestar a atenção em seus pré-requisitos específicos.

Como a orquestra sinfônica é mantida pelo poder público, existem editais padronizados que precisam ser lidos e estudados do começo ao fim para compreender quais são as cobranças gerais e específicas. Assim, com atenção aos prazos e ofertas de vagas que surgem periodicamente.

A filarmônica, sendo privada, varia muito de caso a caso. Cada uma delas pode elaborar um processo seletivo específico, e também fixar os seus critérios de admissão, desde que adequados à legislação nacional.

Dessa maneira, podemos definir que o maior pré-requisito para ser músico de orquestra é ter uma paixão genuína pela música e pelo instrumento. Ele será a sua ferramenta de trabalho, seja você contratado CLT, ou atue como freelancer de maneira esporádica.

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog para mais materiais exclusivos e que podem ajudá-lo nesse processo!

Patrimônio Histórico


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!