Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a musicoterapia auxilia no tratamento de doenças?

musicoterapia-musica-tratamento-paciente

A musicoterapia é um tipo de tratamento, ou abordagem terapêutica, que usa a música para auxiliar na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Embora seu nome contenha a palavra “música”, tal método envolve também o canto, a dança e até mesmo a discussão sobre o tema.

Utilizada tanto para bebês e crianças quanto para adultos e idosos, a musicoterapia surgiu como um meio de ajudar no enfrentamento de doenças e não de substituir tratamentos médicos, ok?

Se você deseja saber mais sobre o assunto, fique com a gente por mais alguns minutos e descubra alguns pontos importantes e curiosos sobre essa forma tão única e especial de terapia.

Entendendo a musicoterapia

A musicoterapia é um tipo de abordagem (baseada em evidências e estudos) para o tratamento de dores mentais e físicas. O objetivo é utilizar a música e tudo o que a engloba para atingir determinados objetivos terapêuticos.

Como resultado, além de uma melhor comunicação de seus sentimentos, os pacientes tendem a lidar de forma mais positiva com suas preocupações emocionais, sociais, físicas e cognitivas.

Como a musicoterapia funciona?

Como mencionamos anteriormente, a musicoterapia é um tipo de terapia que utiliza a música como parte da relação terapêutica entre profissional e paciente. O foco é tratar as necessidades físicas, psicológicas e sociais do mesmo.

Após uma avaliação minuciosa dessas necessidades, o terapeuta responsável pode usar diferentes métodos e ferramentas, como a criação e composição de músicas, a dança ou simplesmente o “escutar” canções que agradem o paciente.

Com a abordagem musical, muitas pessoas em tratamento tornam-se capazes de expressar o que sentem apenas na escolha das canções, optando por letras que condizem com o que pensam, por exemplo.

Quais os efeitos da musicoterapia nos pacientes?

Pessoas que passam por qualquer tipo de tratamento médico podem se beneficiar da musicoterapia. Isso porque, ouviu ou tocar música ajuda a aliviar os sintomas associados aos seguintes cenários:

  • Dores crônicas;
  • Problemas respiratórios;
  • Dores de cabeça de qualquer grau;
  • Doenças cardíacas;
  • Estresse gerado antes e após uma cirurgia;
  • Gestação ou parto;
  • Qualquer tipo de reabilitação física.

A lista, claro, continua, contendo ainda uma infinidade de questões envolvendo a saúde que podem ser tratadas e acompanhadas da musicoterapia. Vale lembrar que isso tudo só é possível porque a música é uma forma de estimulação sensorial, capaz de gerar emoções e acessar memórias bastante específicas.

Quais os benefícios da musicoterapia

No geral, as sessões de musicoterapia oferecem melhora nos seguintes pontos:

  • Redução e alívio do estresse e da ansiedade;
  • Melhora no humor e na sensação de sentimentos e emoções positivas;
  • Gerenciamento da dor e do desconforto gerado por problemas de saúde ou por tratamentos médicos;
  • Incentiva o paciente a participar de forma mais ativa e positiva de seu tratamento;
  • Aumenta a intimidade emocional com amigos, cuidadores e, principalmente, familiares;
  • Ajuda a família e os amigos a relaxarem quando os mesmos estão muito envolvidos na situação médica do paciente;
  • Aproxima as pessoas, tirando o foco da doença e colocando-o em uma atividade coletiva e altamente estimulante.

Se você gostou do tema, procure um musicoterapeuta com especialização na área para te auxiliar. Você com certeza verá melhoras significativas na sua saúde física e emocional!

MÚSICA E DÉFICIT DE ATENÇÃO


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!