Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Passos para alcançar notas mais altas sem esforço

notas-altas-agudo-voz

Alcançar notas mais altas não é uma tarefa fácil, por isso é preciso passar por diversas aulas, treinamentos e repetições, até chegar à perfeição. O mesmo vale para todo o tipo de canto. Porém, as notas agudas exigem muito mais treinamento.

Para alcançar notas mais altas, as cordas vocais precisam ser muito bem exercitadas e estar relaxadas para uma melhor extensão vocal. Existem alguns passos a serem seguidos que ajudam a alcançar o objetivo, mas lembre-se: para que você consiga alcançar notas mais altas, deve-se criar uma rotina. Isso porque nossas pregas vocais são iguais aos nossos músculos do corpo, se ficarmos muito tempo sem exercitar, eles enfraquecem.

Então, se você está curioso para saber qual é o passo a passo indicado para aumentar a extensão vocal e alcançar notas mais altas, continue lendo!

5 dicas para alcançar notas mais altas

Existem diversas técnicas de treinamento que te permitem alcançar notas mais altas sem muito esforço, então siga a lista e crie uma rotina, que você irá alcançar seus objetivos.

1 – Beba um copo de água morna

Essa dica é muito comum e com certeza você já ouviu falar nisso. E é verdade!

Beber 200 ml de água antes de cantar ajuda a hidratar as cordas vocais e também a relaxar os músculos da garganta.

Então, mesmo se não quiser beber água morna, evite água gelada, que causa o efeito contrário.

2 – Respire devagar para aliviar a tensão

Se você e/ou seus músculos estiverem tensionados a sua voz é diretamente afetada, sem contar que sua respiração fica mais rápida, ocorrendo uma quebra da nota alta.

Por isso, conforme você inspira e expira é importante relaxar o pescoço, os ombros e seu tórax.

Para ajudar, depois de uma série de respirações lentas, gire o pescoço para soltar ainda mais os músculos.

3 – Fortaleça o diafragma

Esse passo também faz parte da respiração. Para alcançar notas mais altas e sustentá-las por mais tempo, você deve usar o diafragma como apoio.

Por isso, é importante fortalecê-lo concentrando a respiração no diafragma e não no peitoral.

3 – Massageie a face e os lábios

Para massagear a face, basta apoiar as mãos na lateral do rosto e realizar movimentos circulares. Faça alguns movimentos com a boca aberta e outros com a boca fechada.

Já para massagear os lábios, pressione-os levemente e solte o ar pela boca. Dessa forma eles irão vibrar emitindo um som de “Prrr”.

4 – Cante para aquecer a voz

Pode parecer óbvio, mas é um dos principais passos para aquecer a voz.

Utilize duas escalas e comece com um tom mais baixo. Conforme você sobe o tom, utilize vogais e sílabas como “u” e “mi”.

Aos poucos aumente a extensão do alcance vocal, mas não force muito. Suba até quando for confortável para você.

5 – Descanse a voz

Descansar a voz também faz parte de um treinamento para aquecê-la.

Pois, tão importante quanto treiná-la, é deixar que ela se adapte. Por isso, murmure sons com o som de “hmm”, subindo e descendo escalas de forma suave, para que sua voz fique mais relaxada.

Não desista em tentar alcançar notas mais altas

No início pode parecer difícil e você pode não conseguir de primeira. Mas não desista!

O canto não é algo simples e requer treino e dedicação!

Então, se esse é seu sonho, crie uma rotina, siga esses passos e comece com músicas simples. Logo você poderá alcançar notas mais altas sem fazer esforço.

Respiração e canto


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!