Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda porque ouvir música clássica pode fazer bem para sua saúde

ouvir musica

As belíssimas músicas clássicas têm conquistado o coração de muitos ouvintes ao longo dos séculos. Apesar disso, poucos estão conscientes da sua importância para a saúde física e emocional. O objetivo deste post é mostrar o que ela pode fazer pelo seu bem-estar.

Boa leitura!

Já amávamos músicas antes mesmo de nascer

É cientificamente comprovado que um bebê consegue acompanhar os sons exteriores desde o útero da mãe. Eles nascem com a capacidade de reconhecê-los mesmo após seu nascimento, inclusive músicas. Tal fato mostra o quanto as melodias são relevantes para nossa existência.

Independente da idade, época vivida, religião ou classe social, todos tem um gênero musical favorito, se não tem é porque não o conheceu ainda. É raro encontrar alguém que não goste de músicas. Elas fazem parte de quem somos.

A música tem o poder de:

• Auxiliar na socialização;
• Unir pessoas que não imaginavam ter algo em comum;
• Proporcionar uma identidade;
• Oferecer um senso de pertencimento;
• Representar simbologias;
• Emocionar;
• Influenciar nossas ações;
• Acalmar ou animar;
• Inspirar nosso cotidiano, dando cor à nossa existência.

Em algum momento o ser humano notou que os sons que o cercavam no dia a dia poderiam ser combinados de forma harmoniosa. Assim, para nosso deleite, as melodias foram criadas e aperfeiçoadas.

Músicas clássicas e seus benefícios

Criadas a partir do século XVIII, a música clássica ou erudita, é composta apenas por instrumentos, o que possibilita o ouvinte se aprofundar no som de uma forma que não seria possível em músicas atuais.

De acordo com estudos desenvolvidos, além de ela reduzir a ansiedade, ajudar em casos de depressão e aprimorar a concentração, foi descoberto que ela pode ajudar também com problemas físicos não ligados a sintomas emocionais.

Testes comprovam que a música clássica:

• Pode reduzir quadro de convulsões em epiléticos;
• Aliviar dores no corpo, reduzindo assim a frequência do uso de analgésicos e suas dosagens;
• Reduz Inflamações, uma vez que ajuda o sistema imunológico;
• Melhora o sistema circulatório, o que impacta na longevidade.

Música e saúde

Tudo é uma questão de rotina

Sabemos que a sua vida deve ser corrida, mas que tal tornar a música clássica mais presente no seu dia a dia? Separe alguns minutos, crie uma rotina. Em longo prazo você vai perceber o impacto na sua saúde física e mental.

Para aqueles que não estão acostumados com elas ou não sabem por onde começar, recorram às sinfonias dos mais famosos, como Mozart, Beethoven, Vivaldi e Bach. Basta procurar as melodias mais populares, não tem erro.

Elas são acessíveis por se encontrar em domínio público, são encontradas em sites governamentais, em plataformas de streaming e apps de músicas, que permitem o acesso a partir de qualquer local. Não perca a oportunidade de conhecê-las.

A música faz aflorar uma maior compreensão de si e do mundo ao redor, colocando você em harmonia com seus sentimentos, te ajudando a tomar as decisões necessárias e a gerenciar os seus conflitos interiores e exteriores.

E você, tem cuidado da sua saúde com doses diárias desse doce remédio natural chamado música clássica? Nos diga quais são as suas prediletas? Deixe seu comentário abaixo!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!