Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba quais são as notas e posições do violino

posições-violino-posição-nota-dedo

Compreender a música é uma característica incrível e que pode facilitar o aprendizado de um instrumento. No entanto, alguns destes instrumentos requerem treinamento especializado, já que suas características vão muito além do básico. Esse é o caso do violino.

Para tocar violino, é necessária uma mistura entre talento, treinamento constante e estudo intenso, gerando movimentos diretos e precisos, realizados por mãos e dedos. Além disso, é preciso entender pontos básicos, como as notas e as posições do instrumento.

Para saber mais sobre o tema, permaneça conosco durante todo este artigo!

Mas, afinal, o que é um violino?

O violino é considerado o menor e mais agudo instrumento da extensa família das cordas. Seu precursor chama-se “rebab”, uma peça criada nos países muçulmanos, em meados do século VII, e que possui apenas três cordas (o do violino possui quatro).

Ocupando um lugar de destaque na maioria das orquestras, o violino é tido hoje como um dos mais importantes instrumentos clássicos de solo, mostrando-se versátil e dono de uma sonoridade única.

Quais são as notas de um violino?

O violino é um instrumento de cordas atritadas, ou seja, ele produz som através do atrito entre as cordas e o arco (peça manuseada pelo músico). Ao todo, um violino possui quatro notas, sendo elas (da maior para a menor):

  • Mi (E);
  • Lá (A);
  • Ré (D);
  • Sol (G).

Cada corda apresenta uma espessura diferente, logo, as mais grossas garantem as notas mais baixas e as mais finas produzem as mais altas.

Também é importante ter em mente que as cordas de um violino são sempre afinadas em intervalos de quintas. Os intervalos podem ser descritos como a distância entre duas notas musicais, assim, os intervalos de quinta são os que possuem uma nota em cada ponta e três notas no meio. A nota mais grave estará voltada para o lado do violinista e subindo, em direção a mais aguda.

Violão, violino e violoncelo

Conheça as posições de um violino

Ao tocarem um violino, os músicos costumam utilizar os dedos da mão esquerda para pressionar as cordas, criando notas. Quando uma dessas cordas é tocada sem a pressão dos dedos, ouvimos uma das quatro notas do instrumento. Já, quando o dedo é colocado na posição de pressão, o comprimento desta corda diminui, aumentando o tom e criando uma nota nova.

Como os movimentos dos dedos são limitados, deste ponto de vista, é preciso deslocá-los para perto do rosto, criando assim mais notas. Cada novo lugar onde os dedos repousam, é chamado de “posição”.

Tradicionalmente, a maioria dos violinistas começa a estudar na primeira posição e avançam em seus estudos para a terceira posição. Os alunos intermediários tendem a passar para a quarta e quinta posições, com os alunos avançados progredindo para a sexta, sétima e oitava posições.

Embora alguns estudiosos digam que existem cerca de 14 posições em um violino, o senso comum trabalha com o número de sete, descritas abaixo:

  • 1ª posição: tida como a posição mais básica. Nela, a mão está mais abaixo da escala e mais próxima da partitura;
  • 2ª posição: um pouco mais complicada que as demais, porém, extremamente útil. Sua dificuldade se deve ao fato de que, nesse caso, todos os dedilhados encontram-se a somente um dedo da posição anterior. Para tocá-la, basta colocar o primeiro dedo no lugar onde o segundo dedo tocaria, caso estivesse na posição 1;
  • 3ª posição: nessa posição, o primeiro dedo se deslocará para o local onde o terceiro dedo é colocado ao tocar na 1ª posição;
  • 4ª posição: é considerada a posição mais comum de um violino, no entanto, é bastante útil. O motivo é simples: ela é frequentemente utilizada ao tocar na 3ª posição, quando se deseja estender a variedade de notas em um curto período, evitando o cruzamento das cordas do violino;
  • 5ª posição: uma posição avançada, estudada geralmente quando o músico já possui o domínio das anteriores. É muito utilizada ao tocar músicas difíceis, sendo a mais alta da escala. Tal posição está localizada no início do corpo do violino e, para tocá-la, é necessário deslocar o primeiro dedo para o local onde o terceiro dedo foi colocado quando estava na 3ª posição;
  • 6ª e 7ª posições: são vistas como posições para músicos mais avançados. Nesse caso, a 6ª posição apresenta o mesmo dedilhado da 2ª posição, enquanto a 7ª posição possui o mesmo dedilhado da 3ª posição.

Assim, podemos compreender toda a complexidade do violino, o que deixa claro que é preciso, além de dedicação, muito talento para tornar-se um grande músico!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!