Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas para limpar e higienizar Trompete

trompete-iinstrumento-peça

A limpeza e a higienização do seu instrumento musical são de extrema importância para a sua vida útil e deverão ser feitas mês a mês. Entenda que enquanto você toca o seu instrumento, haverá o acúmulo de bactérias e que poderão proliferar se não houver estas limpezas mensais. E, no fim, o som se tornará abafado e distorcido por estar sujo, por isso, confira estas dicas abaixo de como limpar e higienizar o seu Trompete.

Trompete: Conheça esse instrumento que faz parte da história da humanidade

Materiais para a Limpeza

Primeiramente, para limpar o seu trompete, precisará de uma bacia ou um balde fundo, duas toalhas de banho, uma toalha de rosto, e um pano macio. E, também, compre um detergente de louça, escovas de manutenção com tamanhos diferentes, lubrificante e graxa.

O lubrificante e a graxa encontram-se em qualquer estabelecimento de música ou instrumento. Caso tenha alguma dúvida, peça auxílio dos funcionários para te ajudar. Aliás, é possível comprar kits de limpeza na internet e que são específicos para trompetes, e, como, também, outros instrumentos de sopro.

Se não houver um pano macio, poderá utilizar panos de microfibra e até mesmo uma camiseta antiga de algodão que não use mais, mas em relação à camiseta, esta precisa ser limpa e sem conter estampas. A dica é: nunca use toalhas normais/convencionais para secar o seu instrumento.

Desmontando o seu trompete

Para que a lavagem do seu trompete seja correta, terá de desmontá-lo para poder obter acesso a todas as áreas internas. Vamos lá?

De início, tire uma foto, imprima na internet ou desenhe em qual local está cada peça, se possível, escreva em ordem numérica para não se esquecer de como remontar no final! Após, retire todas as molas e as guias que estão dentro das válvulas e coloque-as de lado. Não as limpe ainda, pois se estiverem molhadas poderão estragar. E sempre com muito cuidado para não amassar nenhuma peça.

Não force nenhuma peça para sair do seu trompete, caso perceba que alguma está emperrada, por falta de lubrificação, leve o instrumento até um profissional para desmontá-lo sem que haja danos.

Hora de o seu trompete tomar banho

Pegue a bacia ou um balde fundo e encha com água morna, coloque algumas gotas de detergente de louça e misture. A água necessita estar morna, pois caso esteja muito quente haverá danos no seu instrumento, e já a água fria, não é prejudicial, porém não ajudará na limpeza em sua totalidade. Pegue uma das toalhas e coloque no fundo do balde ou da bacia cobrindo toda a superfície.

Não se esqueça de ainda deixar de lado as molas e as guias. Coloque todas as peças restantes de forma distribuída do trompete em cima da toalha, para que nenhuma peça bata na outra. Aguarde cerca de 20 minutos e, por fim, coloque o bucal em água quente, somente este poderá ser imerso em alta temperatura.

Limpando as peças

Pegue as peças depois de 20 minutos imergidas, utilize as escovas para limpar no interior de cada peça. Passarão os acessórios repetidas vezes pelas válvulas para que limpe bem, por isso procure dedicar um tempo em cada ponto, principalmente os que estão próximos ao bucal.

Já o exterior das peças, molhe a toalha de rosto na água com detergente, esfregue com cuidado cada peça para retirar qualquer resíduo e bactéria que possa ter. Não esfregue com força, pois poderá arranhar e danificar o acabamento do seu trompete.

Retire a água do balde ou da bacia, religue a torneira, e ainda utilize a água morna para enxaguar as peças. Coloque uma toalha no chão ao lado do recipiente que usou e transfira as peças conforme já forem enxaguadas para secar.

Secando as peças

Utilize um pano para secar com moderação, não force em nenhuma, realize o ato com cuidado. Após, deposite cada item em outra toalha para que cada peça seque naturalmente. A dica é: deixe-as em um local com bastante sol para acelerar a secagem.

Seque muito bem todas as válvulas, caso as guias de feltro ainda estiverem molhadas se entrarem em contato com as peças, poderá haver danos, por isso utilize um pano para secar o interior e exterior das válvulas.

Hora de remontar o seu trompete

Lembre-se da dica dada no início, de possuir alguma foto, impressa ou no celular, e na enumeração de cada local correto para o encaixe das peças. Não tenha preocupação se caso o bucal ainda estiver úmido, é completamente normal em instrumentos de sopro.

Use o lubrificante para a primeira, terceira pompa e nas válvulas, mas sem exagero! Não gire as válvulas quando for remontá-las, recoloque-as com cuidado até escutar o som de “clique” para que não ocorra nenhum dano. Portanto, procure sempre tomar os devidos cuidados com o seu trompete, os instrumentos de sopro costumam amassar com muita facilidade, logo, na hora de guardar no estojo, devolva-o com moderação. Reaplique o lubrificante nas válvulas desmontadas a cada um ou dois dias, com três a cinco gotas em cada uma.

Por fim, use um pano macio no trompete uma vez por semana, para evitar qualquer acúmulo de resíduo ou sujeira, e desde que, o pano que for utilizado não esteja sujo, pois há a necessidade de estar limpo em todas às vezes da higienização. O seu trompete vai agradecer por tomar aquele banho uma vez por mês!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!