Além de sensibilidade e empatia todo músico precisa amar o que faz, pois somente quem ama o que faz é capaz de se destacar com facilidade.

Qualidades que todo músico precisa ter

Diz o ditado popular que a música “amansa as feras” – e, de fato, ela tem uma ação poderosa em mexer com nossas emoções. Um músico, para atingir este poder de comunicação tão profundo e intenso, precisa ter mais do que talento e dom, mas buscar qualidades para compor sua formação. Todas estas características agregadas criam um perfil único e uma linguagem que fala ao coração do ouvinte. Conheça algumas qualidades que todo músico precisa ter.

Disciplina

Sem dúvidas, esta é principal característica que um músico precisa ter para cada vez mais melhorar a sua técnica e a sua arte. A prática é diária, repetitiva e intensa. Somente assim é possível aprender e dominar as composições e partituras, bem como desenvolver técnicas que aprimoram a ação de tocar. A aplicação tem a ver com a paixão, buscando ser cada vez melhor e mais realizado com a caminhada de desenvolvimento. A disciplina leva ao condicionamento, e ele propicia a evolução em qualidade de música.

Resiliência

Um músico pode demorar anos e anos até encontrar a sua melhor arte e o seu domínio sobre o instrumento. Todo este processo deve ser dotado de resiliência e paciência, pois o cenário musical não é fácil. Ele deve sempre estar atento a toda a movimentação da indústria e procurar estar sempre pronto, pois assim ele pode se destacar entre os espaços. Saber se adaptar é importante, pois a música é muito diversa e inconstante. A inquietude, que é outra qualidade do músico, faz com que ele se torne resiliente, mas sempre pronto para empreender novos desafios e projetos.

Confiança

A confiança acontece na vida do músico no momento em que ele acredita que o seu esforço e carreira não são em vão. Para isso, é preciso ter coragem para enfrentar as adversidades da não aceitação do seu bom trabalho. Logo no início da decisão de se tornar músico, a pessoa tem que criar relações consigo sobre seus objetivos e sonhos através da música. Desta forma, destemidamente, estudar e praticar para poder alcança-los.

Instrumento

Esta qualidade está voltada para a escolha de fatores externos que colaboram para que um músico alcance a qualidade. Ter um ótimo instrumento é um facilitador para a prática, mas principalmente para o seu desenvolvimento. Nem sempre um músico iniciante tem recursos para obter um instrumento bem feito. Contudo, aos poucos ele deve procurar ter os melhores, pois assim encontrará os timbres, a afinação e a intensidade corretos. O instrumento é a extensão corporal do músico.

Afinação

A afinação é uma consequência da disciplina, da resiliência, da confiança e do bom instrumento. Ser afinado é ser diferenciado em meio a todos os outros músicos. Quando ele compõe uma orquestra, ele é qualificado quando sabe somar. Não pode ser mais ou menos que os outros companheiros, mas saber estar no mesmo tom e na mesma nota. Esta é a primeira marca de um bom músico, pois o erro é crucial para demonstrar que ainda precisa desenvolver muito a habilidade. Portanto, a soma de todas as qualidades anteriores faz com que o músico encontre o seu perfil e o aprimore sempre.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!