Saiba como a sua empresa pode ajudar na melhoria da comunidade e sociedade

Ter uma empresa não gera impactos somente para os seus funcionários, gestores, fornecedores e clientes. Um negócio é capaz de impactar a comunidade em que está localizado e até mesmo um país inteiro. E dentre as boas práticas de gestão empresarial, está a de se comunicar e se relacionar bem principalmente com a comunidade em que está inserida, tanto para o bem do negócio, como para da população que a ele rodeia. Responsabilidade social!

Para a empresa, ao adotar certas medidas de responsabilidade social, em que a população é beneficiada de alguma maneira, se reforça o compromisso com a sociedade e com os valores declarados no Código de Ética e de Conduta da empresa.

Com isso, é possível gerar ainda mais credibilidade à empresa, reconhecimento da população e da concorrência, além de uma maior empatia pelos consumidores. Em decorrência, as vendas e as chances de negócios aumentam consideravelmente.

Já para a sociedade, a possibilidade de agregar conhecimento, melhor infraestrutura, manutenção dos arredores e maiores investimentos locais, melhora a qualidade de vida. Ou seja, é uma via de mão dupla que juntas podem fazer um mundo mais justo, menos desigual e onde as empresas atuem além de seus muros para um bem maior.

Responsabilidade social

A responsabilidade social é o termo chave de uma empresa perante à sociedade, principalmente para aquelas que podem vir a gerar algum impacto negativo no meio ambiente e na qualidade de vida da comunidade, como é o caso de indústrias químicas por exemplo. Trata-se de atos totalmente voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social e não somente para o lucro.

Para uma responsabilidade social bem pensada é preciso levar em consideração três pilares que podem colaborar com uma sociedade melhor: cultural, social e ambiental. O cultural está ligado à cultura organizacional da empresa e sua ética em meio às atividades e seus impactos para a comunidade. Já o social é plena noção de que as ações da empresa são voltadas para servir a sociedade. E o ambiental é a priorização da preservação do meio ambiente em qualquer atividade da empresa.

Todos esses pilares têm impacto direto na vida da comunidade e da sociedade como um todo, pois ditarão as ações tomadas pelas empresas perante a elas. A organização deve sempre se responsabilizar pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, sempre agindo com transparência e levando em consideração as expectativas locais.

Formas de ajudar

Como forma de ajudar a comunidade e a sociedade como um todo, listamos algumas ações:

• Criação de comitês comunitários: onde questões relevantes sejam discutidas pela comunidade e ouvidas pela empresa;
• Palestras: a empresa pode conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, saúde, educação, entre outros temas.
• Oficinas de capacitação: capacitar a comunidade é gerar fonte de mão-de-obra mais próxima da empresa. Promova cursos de interesse geral e de empreendedorismo para estimular os negócios na região.
• Melhorias na infraestrutura: faça um mapeamento no entorno da empresa sobre o que pode ser melhorado e que teve, de alguma maneira, como impacto as atividades do negócio. Exemplo disso é melhorar o asfalto, os canteiros, calçadas, esgoto, entre outros serviços que podem ser feitos junto com órgãos públicos.

• Apoio a Instituições Filantrópicas como a SABRA. Clique aqui e saiba mais.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!