Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Você conhece a história e surgimento do rock?

rock

Você conhece a origem e história do Rock? Ainda que se trate de um gênero musical popular, diversas pessoas têm dúvidas no que diz respeito a esse assunto, ou simplesmente não o conhece.

Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar o essencial a respeito desse gênero musical, o qual faz parte da vida muitas pessoas, sem dúvida alguma. Ou vai dizer que nunca curtiu aquela banda de Rock montada no final do século passado? Confira:

Estilos musicais

Origem do Rock

O surgimento do Rock, conforme historiadores, se deu nos Estados Unidos, por volta da década de 1940, como consequência da mistura de outros estilos musicais da época, como por exemplo, Folk, Jazz, Country e Rhythm and Blues.

Ainda que tenha surgido em 1940, é na década de 1950 que o Rock ganha maior contorno, tornando-se um gênero musical conhecido internacionalmente. Parte disso é devido, sem sombra de dúvida, aos artistas que surgiram na época, a exemplo de Jimmy Preston e Chuck Berry. Este último é considerado por muitos, ainda, o pai do Rock.

Alguns nomes femininos também se destacaram na cena musical do Rock nessa mesma época, como Aretha Franklin e Sister Rosetta.

Crescimento do Rock ao longo das décadas

Mesmo levando o título de pai do Rock, Chuck Berry não obteve a mesma visibilidade que o “Rei do Rock”, título que foi alcançado pelo imortal Elvis Presley. As suas músicas ainda fazem parte de diversos eventos sociais, para a alegria daqueles que são amantes desse gênero musical.

As músicas de Elvis Presley surgiram por volta dos anos de 1950, fortalecendo o Rock e fazendo com que invadisse as fronteiras de vários países. Sem dúvida alguma, esse icônico músico colaborou para o fortalecimento desse gênero musical por várias décadas.

De lá para cá, o Rock se fortaleceu, fazendo parte de eventos sociais de grande porte. Outros nomes icônicos surgiram em meio a cena musical do Rock, em 1960, como por exemplo, Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Doors, Pink Floyd, além das bandas The Beatles e Rolling Stones, que fizeram um sucesso estrondoso, ganhando fãs no mundo todo.

Como consequência, o Rock se fortaleceu ainda mais, abrindo espaço para que bandas como Nirvana e Red Hot Chilli Peppers surgissem.

Bandas de Rock e Orquestras

História inicial

O Rock começou a sua história em 1940, mas parece que foi ontem, pois continua com a mesma força de algumas décadas passadas. Ainda hoje, vários eventos sociais são montados com o objetivo de trazer os principais nomes do Rock e relembrar as músicas dos grandes nomes que fazem parte desse gênero, como Elvis Presley.

Um evento que podemos destacar nesse sentido é o Rock In Rio, que foi realizado pela primeira vez em 1985. Atualmente, está em sua 9º edição, promovendo e fortalecendo esse gênero musical.

Por que não aproveita o momento e compartilha esse conteúdo em suas redes sociais? Fazendo isso, você levará conhecimento de qualidade sobre o Rock para seus colegas.

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado? Será um prazer tê-lo como leitor assíduo!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!