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Concerto Sinfônico Coral em Sabará

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Orquestra Sinfônica de Betim e Coral Unimed-BH realizam concerto na Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará no dia 20/09/23.

O evento marcou as comemorações dos 25 anos de fundação da Faculdade de Sabará e de sua brilhante trajetória acadêmica e cultural. A Instituição é a guardiã do acervo de manuscritos musicais e obras do compositor sabarense Antônio Félix de Souza Maia, sobre o qual a Sociedade Artística Brasileira vem desenvolvendo atividades de catalogação musical. O resultado deste trabalho será publicado na Internet para consulta gratuita e constará de catálogo com informações musicais detalhadas e imagens de todos os manuscritos. Segundo o maestro Márcio Miranda Pontes, responsável técnico e artístico do projeto, “a intenção é disponibilizar a obra do Mestre Félix a pesquisadores e musicólogos, sem a necessidade de manusear fisicamente os manuscritos. Toda pesquisa poderá ser feita pela Internet.” Após a conclusão dos trabalhos o acervo ficará disponível na Casa da Cultura de Jaboticatubas, cidade na qual o compositor viveu e produziu a maior parte de sua obra.

O projeto conta com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr, @minc.

Sabará – O Maestro Antônio Félix de Souza Maia

Nasceu em Sabará – MG, no ano de 1834, e faleceu em Jaboticatubas – MG, em 1914. Desde criança estudou música com o Mestre José João, em Sabará. Aos doze anos de idade já tocava violino em saraus de Sabará e localidades vizinhas. Mais tarde tornou-se professor, ensinando música nas cidades da região. Naquela ocasião, o paleontólogo dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que realizava pesquisas em Lagoa Santa, recomendou-o ao Imperador Dom Pedro II. O Imperador concedeu ao jovem professor de música uma bolsa de estudos no Imperial Conservatório de Música, no Rio de Janeiro, capital do Império. Concluídos os estudos, com a outorga do título de Mestre em Música, Antônio Felix voltou para Minas Gerais e foi contratado como professor do Colégio de Freiras do Recolhimento de Macaúbas, o primeiro colégio feminino da província. E foi ali que ele conheceu uma aluna, aquela que viria a ser sua esposa, Dona Emília Marques Affonso de Souza Maia. Ela era filha de um dos mais ricos cidadãos da província, o Alferes Luiz Marques Affonso, fazendeiro e bisneto do fundador da cidade de São Domingos do Prata. Antônio Félix e Emília, residiram em Jaboticatubas e tiveram onze filhos. Passou a ser conhecido como Mestre Felix por ser professor de Música e por ter fundado uma orquestra, um coral e uma banda de música, por ele regidas. Os músicos participantes destes grupos musicais eram seus próprios alunos e filhos. Tornou-se fazendeiro e empresário e foi Presidente do Conselho Municipal (prefeito). Sua obra musical é citada pelo Musicólogo alemão Francisco Curt Lange em suas pesquisas sobre a música mineira dos séculos XVIII e XIX.
O acervo de manuscritos musicais do Maestro Antônio Félix de Souza Maia foi cuidadosamente preservado por seu filho Pedro Pedralho, cujo filho, Lamartine, neto do Maestro, deu continuidade. Essa preservação foi mantida pelo Arquiteto Newton Souza Maia, filho de Lamartine e bisneto do Mestre Félix. Herdeira desse precioso acervo musical, a irmã de Newton, a Profa. Núzia Souza Maia, delegou à Biblioteca “Maria Machado de Lima” da Faculdade de Sabará, a guarda e conservação do mesmo. Foi assim que no dia 7 de setembro de 2020, em Jaboticatubas, a referida coleção de manuscritos musicais foi doada à Faculdade de Sabará.
O material encontra-se em bom estado de conservação e está acondicionado em capas com ph neutro e guardados em arquivos metálicos na biblioteca da Faculdade de Sabará.

Sabará – A Igreja do Carmo de Sabará

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará, no estado brasileiro de Minas Gerais, é um importante exemplar da tradição artística barroca e rococó no país, sendo um bem tombado em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É particularmente notória por ter recebido a contribuição do mestre Aleijadinho em vários elementos de sua decoração, e a Irmandade que a governa ainda preserva tradições seculares.
Detalhes em https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Carmo_(Sabará)


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– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Tipos de Manuscritos Musicais

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